Mecanismos não monetários de controle da inflação

ipca3gruposBom, para quem ainda tem alguma dúvida se o regime de metas de inflação existe ou não no Brasil vale ilustrar o argumento com o gráfico ao lado. É sabido, ao menos entre os economistas sérios, que no regime de metas a inflação se controla via utilização da política monetária. Isto é, o Banco Central utiliza o instrumento para ancorar as expectativas dos agentes, fazendo com que estas convirjam para a meta previamente estipulada. Já em outros regimes que não o Inflation Targeting, o controle da inflação é feito por qualquer outro tipo de instrumento, dado que o diagnóstico do processo inflacionário é outro que não o diagnóstico monetário. No Brasil atual, como a inflação é diagnosticada como sendo essencialmente um problema de custos, o seu controle passa pela repressão de preços administrados. É só por isso que, como mostra o gráfico ao lado, a inflação livre fechou agosto em 7,64%, enquanto a inflação de administrados estava em 1,27%, no acumulado em 12 meses. O IPCA cheio, que é composto por cerca de 75% de preços livres e 25% de administrados, ficou em 6,09%. Ficou alguma dúvida de que o "controle" da inflação não tem nada que ver com política monetária mais no Brasil?

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Calculando o impulso de crédito no Python

Qual é o papel do crédito no crescimento da economia? Para analisar esta questão, calculamos o indicador de impulso de crédito para a economia brasileira e comparamos com o nível da atividade econômica usando o Python.

Analisando a Volatilidade de Longo Prazo do Ibovespa usando Python

Com base no modelo GARCH(1,1), realizamos realizar a modelagem da variância condicional dos log retornos diários do Ibovespa, abrangendo o período de janeiro de 2018 até dezembro de 2023. O objetivo principal é compreender a implementação desse modelo utilizando a linguagem de programação Python, além de conduzir uma análise do mercado acionário brasileiro ao longo do período amostral.

Ao concluirmos este exercício, teremos a capacidade de obter uma medida representativa da variância de longo prazo da série temporal. Essa medida poderá ser comparada com a variância histórica, permitindo-nos inferir se a volatilidade presente está atualmente inferior ou superior àquela projetada para o futuro. Essa análise contribuirá para uma melhor compreensão da dinâmica da volatilidade no mercado acionário brasileiro.

Construindo uma NAIRU para o Brasil usando Python

Um dos maiores desafios para aqueles que trabalham com dados econômicos é aliar a prática com a teoria. Para tanto, o uso do Python pode facilitar esse desafio, permitindo construir todos os passos de uma análise de dados. Demonstramos o poder da linguagem tomando como exemplo a construção da NAIRU para o Brasil.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.