O mercado superestima a inflação, visando pressionar o Banco Central a ter juros mais altos?

diferençaexpipcaSempre que o Banco Central inicia um processo de elevação da taxa de juros, há uma gritaria em torno dos efeitos perversos que isso teria sobre o nível de atividade e consequentemente sobre a taxa de desemprego. Geralmente, dentro desse tipo de argumentação, o "analista" comete o equívoco de dizer que, como as expectativas do mercado são formadas basicamente por instituições financeiras, eles superestimariam a expectativa de inflação, visando pressionar o Banco Central a praticar juros básicos mais elevados. Isso, claro, geraria mais lucro para as instituições financeiras envolvidas na pesquisa. Ou seja, haveria um problema de risco moral envolvido no processo de coleta de informações, que seria resolvido se agentes do "lado real" da economia fossem incluídos na pesquisa da autoridade monetária.

O argumento, à primeira vista, parece realmente "fazer sentido" e seduz muita gente boa por ai. Mas o que os dados tem a dizer sobre isso? Infelizmente, leitor, os dados não confirmam a tese. Tomando duas séries, uma da expectativa do IPCA no mês j para ano t e a inflação que efetivamente ocorreu no ano t (para 2013, utilizou-se a inflação efetiva acumulada em 12 meses no mês j) e fazendo a diferença da primeira em relação a segunda, o que se percebe é que de jan/2000 a maio/2013, ou seja, nos 161 meses, em 67,7% dos casos o que se viu é que o mercado subestimou a inflação do período. Em outros termos, o que se vê é que o mercado projeta na maior parte dos casos uma inflação menor do que ela realmente é no final do ano.

Isso, a meu ver, acaba com a "teoria da conspiração" de alguns críticos. Às vezes, leitor, os dados confessam...

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando estratégias de investimento com IA no Python

Imagine ter a capacidade de pedir à inteligência artificial para criar uma estratégia de investimento baseada em indicadores técnicos ou regras específicas. Com o tempo sendo um recurso valioso, nem sempre é possível desenvolver um código por conta própria. Vamos mostrar como a IA, junto com Python, pode facilitar a criação de estratégias de investimento.

Análise de Tendência de Mercado com IA usando Python

Você está analisando o mercado acionário e se concentrando nos preços de uma ação específica. Ao longo dos dias, percebe uma mudança na trajetória dos preços e deseja entender o que está acontecendo por meio de notícias. Como automatizar esse processo de forma eficiente usando IA? Neste exercício, mostramos como utilizar o Python para essa tarefa.

Análise de Sentimento de Mercado com IA usando Python

Ler notícias diárias sobre empresas e ações listadas na bolsa pode ser maçante e cansativo. Mas, e se houvesse uma maneira de simplificar todo esse processo? Mostraremos como a IA generativa pode ajudar a captar o sentimento de notícias sobre companhias, automatizando todo o processo com Python e Gemini.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.