Com a palavra os heterodoxos...

Ontem, o caos político que tomou conta do país me impediu de compartilhar com vocês um artigo bastante interessante publicado no Valor, titulado Ajuste fiscal contraproducente, dos autores Guilherme Tinoco e Ricardo Barboza. Com base na evidência empírica disponível, os autores refutam a crítica de economistas heterodoxos ao ajuste fiscal. Para estes, uma redução do gasto público aprofundaria a recessão, fazendo com que a arrecadação de tributos caia, reduzindo ainda mais o superávit primário, aumentando ainda mais a relação dívida/pib. Barboza e Tinoco, por sua vez, mostram que isso só seria verdade para números irrealistas de multiplicador fiscal ou de elasticidade da arrecadação ao PIB.

Pela refutação da crítica heterodoxa ao ajuste fiscal, o artigo já valeria muito a pena. Adiciono um ponto para que você o leia e pense: os autores utilizam a evidência empírica disponível para refutar uma hipótese equivocada. Em qualquer lugar civilizado, é assim que economistas trabalham. Acreditar em uma teoria, sem efetuar contas ou mostrar dados que a suportem não é mais economia há muito tempo...

Para quem quiser ler o artigo inteiro, disponibilizo aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Coletando dados do Google Trends no R e no Python

Como acompanhar e antecipar tendências de mercado? Independentemente da resposta final, os dados são o meio. Neste artigo, mostramos como obter dados do Google Trends em tempo quase real, utilizando as linguagens de programação R e Python.

Contribuição para a Volatilidade [Python]

A contribuição para a volatilidade fornece uma decomposição ponderada da contribuição de cada elemento do portfólio para o desvio padrão de todo o portfólio. Em termos formais, é definida pelo nome de contribuição marginal, que é basicamente a derivada parcial do desvio padrão do portfólio em relação aos pesos dos ativos. A interpretação da fórmula da contribuição marginal, entretanto, não é tão intuitiva, portanto, é necessário obter medidas que possibilitem analisar os componentes. Veremos portanto como calcular os componentes da contribuição e a porcentagem da contribuição. Vamos criar as respectivas medidas usando a linguagem de programação Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.