FMI mantém projeção de crescimento para o Brasil

Se vale de alguma coisa, o Fundo Monetário Internacional manteve a projeção de crescimento brasileiro para este e o próximo ano em, respectivamente, 4,5% e 4,1% no último relatório Panorama Econômico Mundial - disponível na página da instituição. O crescimento mundial foi projetado em 4,4% para 2011 e 4,5% em 2012. O crescimento do Brasil está, portanto, em linha com o internacional.

clique para ampliar

 

Na análise de "Indicadores de Superaquecimento", o Fundo coloca o Brasil entre as quatro economias mais superaquecidas, em termos de hiato do produto, inflação, taxa de desemprego etc. Mas mesmo assim é dissonante em relação à opinião majoritária do mercado doméstico quanto ao cumprimento da meta de inflação para 2012. Enquanto este é pessimista em relação à atuação do Banco Central, o FMI acredita que os preços convergirão para o centro da meta no próximo ano.

Já as expectativas do mercado doméstico continuam em linha com a eclosão de um processo inflacionário além dos "choques primários de oferta". Desagregando o IPCA, por exemplo, é possível verificar pressões tanto em alimentos e bebidas (impactados pelo aumento dos preços das commodities), quanto nos serviços, que são diretamente impactados pelo aumento do crédito e da massa salarial. É esperar para ver se as medidas prudenciais serão suficientes para conter o ímpeto do crescimento do crédito.

Mais sobre o que disse o FMI aqui e mais sobre o que pensa o mercado doméstico aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

FED Speeches: Quantificando a Incerteza da Política Monetária com IA e Python

Os discursos dos membros do FED podem dar indicativos relevantes sobre a condução da política monetária, como a percepção de incerteza na fala e na escolha das palavras. Sendo assim, monitorar e interpretar não é suficiente, é necessário quantificar a incerteza nos discursos. Neste exercício mostramos o caminho para construir um indicador de incerteza da política monetária, usando métodos inovadores de IA com o Python.

Medindo o Hiato do Produto do Brasil usando Python

Uma medida extremamente importante para a avaliação econômica de um país é o Hiato do Produto. Neste post, realizamos uma comparação das diferentes formas de estimação dessa variável não observável utilizando o Python como ferramenta de análise de dados.

Como analisar a contribuição para a Volatilidade de uma carteira de ações usando Python

A contribuição para a volatilidade fornece uma decomposição ponderada da contribuição de cada elemento do portfólio para o desvio padrão de todo o portfólio. Em termos formais, é definida pelo nome de contribuição marginal, que é basicamente a derivada parcial do desvio padrão do portfólio em relação aos pesos dos ativos. A interpretação da fórmula da contribuição marginal, entretanto, não é tão intuitiva, portanto, é necessário obter medidas que possibilitem analisar os componentes. Veremos portanto como calcular os componentes da contribuição e a porcentagem da contribuição. Vamos criar as respectivas medidas usando a linguagem de programação Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.