Rent-seeking ou a famosa "boquinha": abrindo o debate para o ano que vem.

Motivado pelas manifestações de junho eu fiz uma pequena indicação de leitura aqui, sobre a Agenda Perdida, organizada pelo economista Marcos Lisboa. A demanda por melhores serviços públicos, principalmente saúde e educação, nesses protestos se confundia com coisas difusas como "passe livre" em transportes públicos. Se queremos melhorar o Brasil, é preciso primeiro entender os fundamentos por trás dos atuais problemas. O passe livre, a meu ver, é uma grande confusão sobre como deve ser essa mudança: apesar de ser sedutora à primeira vista. Para minha grata surpresa, nesse mês de julho, começou um movimento (mesmo que ainda incipiente) entre economistas de grande envergadura sobre esses tais fundamentos.

Talvez o pilar desse debate seja o paper (em versão preliminar) que está circulando pela blogosfera titulado Democracy and Growth in Brazil, escrito pelo Marcos Lisboa (de novo, ele!) e pela Zeina Latif. O texto chama atenção para o rentismo presente na sociedade brasileira, isto é, a busca por algum tipo de benefício junto ao Estado, ao invés da produção de riqueza. Algo que está intimamente relacionado ao projeto nacional-desenvolvimentista, que, infelizmente, voltou à moda nos últimos anos - e que venho criticando nesse espaço.

Lisboa e Latif, após discorrerem sobre a presença do rent-seeking no país, abrem o espaço para as propostas que devem fazer parte dessa "nova agenda":

"We conclude by proposing two institutional reforms in order to challenge rent-seeking mechanisms and providing a more democratic deliberation of privilege concessions by government. First, we propose a government agency responsible for accounting proposals and outcomes of every public policy. Transparency and accountability are essential to provide democratic tools to allow society to decide upon government interventions. Our second proposal is that every government intervention should be fully accounted in budget. It seems a simple proposal, but given the extent of rent-seeking mechanisms in Brazil, it is far from being a modest one".

Vale a leitura! E espero que seja apenas o início de boas propostas para resolvermos os problemas do país. E, claro, que essas propostas entrem nos programas de governo dos presidenciáveis no próximo ano. O paper em versão preliminar está disponível aqui. Um podcast da Rio Bravo com os autores pode ser conferido aqui. Uma resenha do Mansueto Almeida sobre o texto aqui.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

FED Speeches: Quantificando a Incerteza da Política Monetária com IA e Python

Os discursos dos membros do FED podem dar indicativos relevantes sobre a condução da política monetária, como a percepção de incerteza na fala e na escolha das palavras. Sendo assim, monitorar e interpretar não é suficiente, é necessário quantificar a incerteza nos discursos. Neste exercício mostramos o caminho para construir um indicador de incerteza da política monetária, usando métodos inovadores de IA com o Python.

Medindo o Hiato do Produto do Brasil usando Python

Uma medida extremamente importante para a avaliação econômica de um país é o Hiato do Produto. Neste post, realizamos uma comparação das diferentes formas de estimação dessa variável não observável utilizando o Python como ferramenta de análise de dados.

Como analisar a contribuição para a Volatilidade de uma carteira de ações usando Python

A contribuição para a volatilidade fornece uma decomposição ponderada da contribuição de cada elemento do portfólio para o desvio padrão de todo o portfólio. Em termos formais, é definida pelo nome de contribuição marginal, que é basicamente a derivada parcial do desvio padrão do portfólio em relação aos pesos dos ativos. A interpretação da fórmula da contribuição marginal, entretanto, não é tão intuitiva, portanto, é necessário obter medidas que possibilitem analisar os componentes. Veremos portanto como calcular os componentes da contribuição e a porcentagem da contribuição. Vamos criar as respectivas medidas usando a linguagem de programação Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.