Mercado de Trabalho

Análise da PNAD Contínua com o R

By 27 de outubro de 2016 No Comments

Hoje o IBGE divulgou a edição de setembro da PNAD Contínua com dados do mercado de trabalho. A taxa de desemprego, aquela que mede a população desocupada (PD) em relação à população economicamente ativa (PEA), ficou em 11,8%, estável em comparação a agosto. Chama atenção, entretanto, a quantidade de pessoas que saiu da PEA, 304 mil, entre setembro e agosto, suficiente para compensar a queda de 302 mil pessoas na população ocupada. Em números absolutos, o total de pessoas desocupadas ficou em 12,022 milhões em setembro, ante 12,024 milhões em agosto. 

Preparamos, a propósito, uma apresentação para o Clube do Código, que inclui a atualização da previsão do nosso modelo BVAR. Ela pode ser acessada clicando na figura ao lado. Membros do Clube do Código têm acesso aos arquivos que geraram a apresentação, como sempre. 

Conheça o Clube do Código aqui.

OBS: O Clube do Código não implica em serviço de consultoria econômica, sendo tão somente um projeto que ensina os seus membros a utilizar o e o RStudio para produzir relatórios e apresentações, bem como gerar exercícios macroeconométricos.

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais
e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Assinar Gratuitamente