Cadê a sazonalidade que estava aqui? O ocaso do desemprego em 2015.

O desemprego aumentou, leitor. Todo mundo sabe, certo? Era o último bastião a cair. Caiu. E o detalhe sórdido disso tudo é que a sazonalidade, típica da série de desemprego, se foi. Antes de mais nada, vamos ver um gráfico do desemprego, que mostra claramente o salto no período recente.

grafico01

Você, claro, tem toda a razão, pode alegar para mim que eu preciso controlar justamente a sazonalidade, para mostrar um aumento no período recente. Isso é feito abaixo.

grafico02

Convencido? Ok, passemos agora para o outro passo. Vamos mostrar a sazonalidade da série ao longo do ano com a função seasplot do pacote TStools. O gráfico abaixo ilustra a mediana do desemprego em cada um dos meses do ano.

grafico03

Finalmente, vamos mostrar o comportamento do desemprego em 2015 com a função monthplot. As linhas vermelhas mostram o desemprego em cada um dos meses do ano, acompanhadas pelas médias ilustradas pelas linhas pretas tracejadas. Já a linha azul mostra a trajetória do desemprego em 2015. Cadê a sazonalidade, leitor?

grafico05

E tinha gente preocupada com o ajuste ortodoxo da oposição... 🙁

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

Cálculo do Retorno Econômico de uma Política Pública

Como podemos traduzir os efeitos de uma política pública para valores monetários? Essa é uma tarefa árdua que requer algumas premissas, entretanto, com métodos bem definidos, é possível obter estimativas precisas dos ganhos e os gastos de uma política pública.

Neste exercício, demonstramos tal método usando a política hipotética "Mãe Paranense”, um conjunto de ações que visam reduzir a mortalidade materna e infantil no estado. Usamos a linguagem R como ferramenta para analisar os dados.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.