Mercado de Trabalho

Os ventos do CAGED

By 21 de junho de 2018 No Comments

Os nossos Cursos Aplicados de R sofrerão uma grande atualização para as Turmas de Julho, de modo a acompanhar as recentes atualizações nos pacotes do R e das variáveis macroeconômicas brasileiras. No nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R, por exemplo, adicionaremos a análise do CAGED e da PNAD Contínua, mostrando como é possível coletá-las e tratá-las com o R. No CAGED, em particular, a ideia é que o aluno consiga fazer uma análise técnica dos dados da pesquisa. Para ilustrar, escrevemos esse post sobre alguns insights dos dados recentes, em uma análise feita totalmente com o R. Na leitura dessazonalizada, por suposto, o saldo entre admitidos e demitidos apresentou seu oitavo número positivo, dando continuidade à recuperação do emprego formal. Dada a desaceleração da recuperação e as perspectivas nada positivas para o segundo semestre, a manutenção dessa trajetória deve ser vista com cautela. O gráfico abaixo ilustra.

Na abertura do CAGED por setores, é possível verificar uma recuperação consistente no comércio, nos serviços e mesmo na indústria, que teve um número negativo em maio refletindo a greve dos caminhoneiros. O gráfico abaixo ilustra o saldo dessazonalizado e sua abertura por setores.

E abaixo, plotamos os gráficos de cada um dos setores...

Os dados do CAGED, por suposto, são bastante sensíveis à recuperação da economia como um todo, de modo que uma possível desaceleração do crescimento esse ano, captado pelas expectativas dos agentes, pode comprometer a continuidade do processo de geração líquida de empregos. O gráfico abaixo ilustra a correlação entre o saldo dessazonalizado do CAGED e o crescimento anualizado do PIB trimestral.

O momento de aumento da incerteza vivido pela economia brasileira pode ter efeitos não desprezíveis sobre o mercado de trabalho, de modo que a cautela com as projeções de desemprego deve prevalecer entre os analistas. No Clube do Código, por fim, procuraremos aprofundar a relação entre crescimento e saldo do CAGED por meio de estudo macroeconométrico.

 

Comments

Cadastre-se na newsletter
e receba nossas novidades em primeira mão!