Os ventos do CAGED

[et_pb_section admin_label="section"][et_pb_row admin_label="row"][et_pb_column type="1_2"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="justified" text_font="Abel||||" text_font_size="19" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

Os nossos Cursos Aplicados de R sofrerão uma grande atualização para as Turmas de Julho, de modo a acompanhar as recentes atualizações nos pacotes do R e das variáveis macroeconômicas brasileiras. No nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R, por exemplo, adicionaremos a análise do CAGED e da PNAD Contínua, mostrando como é possível coletá-las e tratá-las com o R. No CAGED, em particular, a ideia é que o aluno consiga fazer uma análise técnica dos dados da pesquisa. Para ilustrar, escrevemos esse post sobre alguns insights dos dados recentes, em uma análise feita totalmente com o R. Na leitura dessazonalizada, por suposto, o saldo entre admitidos e demitidos apresentou seu oitavo número positivo, dando continuidade à recuperação do emprego formal. Dada a desaceleração da recuperação e as perspectivas nada positivas para o segundo semestre, a manutenção dessa trajetória deve ser vista com cautela. O gráfico abaixo ilustra.

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type="1_2"][et_pb_image admin_label="Imagem" src="https://analisemacro.com.br/wp-content/uploads/2017/09/cliqueaqui.png" show_in_lightbox="off" url="https://analisemacro.com.br/cursos-de-r/" url_new_window="off" use_overlay="off" animation="off" sticky="off" align="center" force_fullwidth="off" always_center_on_mobile="on" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

 

[/et_pb_image][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label="row"][et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="justified" text_font="Abel||||" text_font_size="19" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

Na abertura do CAGED por setores, é possível verificar uma recuperação consistente no comércio, nos serviços e mesmo na indústria, que teve um número negativo em maio refletindo a greve dos caminhoneiros. O gráfico abaixo ilustra o saldo dessazonalizado e sua abertura por setores.

E abaixo, plotamos os gráficos de cada um dos setores...

Os dados do CAGED, por suposto, são bastante sensíveis à recuperação da economia como um todo, de modo que uma possível desaceleração do crescimento esse ano, captado pelas expectativas dos agentes, pode comprometer a continuidade do processo de geração líquida de empregos. O gráfico abaixo ilustra a correlação entre o saldo dessazonalizado do CAGED e o crescimento anualizado do PIB trimestral.

O momento de aumento da incerteza vivido pela economia brasileira pode ter efeitos não desprezíveis sobre o mercado de trabalho, de modo que a cautela com as projeções de desemprego deve prevalecer entre os analistas. No Clube do Código, por fim, procuraremos aprofundar a relação entre crescimento e saldo do CAGED por meio de estudo macroeconométrico.

 

[/et_pb_text][et_pb_image admin_label="Imagem" src="https://analisemacro.com.br/wp-content/uploads/2017/11/cursosaplicados.png" show_in_lightbox="off" url="https://analisemacro.com.br/cursos-de-r/" url_new_window="off" use_overlay="off" animation="off" sticky="off" align="left" force_fullwidth="off" always_center_on_mobile="on" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]
[/et_pb_image][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar o Google AI Studio e o Gemini?

Na corrida da IA, novas ferramentas e modelos são lançados quase que diariamente. Neste artigo mostramos como o Google tem competido neste mercado através do AI Studio e do Gemini e damos um exemplo de integração em Python.

Analisando a ancoragem das expectativas de inflação no Python

Se expectativas de inflação ancoradas com a meta são importantes para a economia, analisar o grau de ancoragem é imperativo para economistas e analistas de mercado. Neste exercício mostramos uma forma de aplicar esta análise com uma metodologia desenvolvida pelo FMI. Desde a coleta dos dados, passando pelo modelo e pela visualização de dados, mostramos como analisar a política monetária usando o Python.

Como analisar a DRE de empresas de capital aberto usando o Python

Quando analisamos a demonstração de resultados de uma empresa listada na bolsa de valores, frequentemente recorremos a ferramentas convencionais, que embora sejam úteis, muitas vezes carecem de automação. É aqui que entra o Python. Neste post, exploramos o poder do Python para automatizar o processo de coleta, tratamento e análise dos dados da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da Eletrobras, utilizando dados fornecidos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.