A estagflação da economia brasileira

pibdessazonalizadoPara além da discussão semântica, o fato concreto é que, sim, a economia brasileira não está crescendo desde o segundo semestre do ano passado. A exposição simples do gráfico ao lado retira qualquer ponta de dúvida que possa surgir. Trata-se do número índice do PIB dessazonalizado, de onde se retira o crescimento negativo de 0,6% no segundo trimestre contra o primeiro desse ano. Não se trata, portanto, de um número pontual: ele reflete a penúria do investimento, que nessa mesma métrica cai há quatro trimestres consecutivos. Somado ao quadro de inflação (oficial) persistentemente próxima ao limite superior da meta, qual o nome daríamos à situação da economia brasileira?

Pois é. Particularmente, eu tenho poucas dúvidas que o cenário atual é mesmo de "estagflação", estagnação do crescimento com inflação elevada. Tenho mostrado isso nesse e em outros espaços de forma sistemática nos últimos meses - mesmo para o mercado de trabalho. Para além disso, os dados do PIB divulgados hoje trazem ainda um filme ruim de se ver. O investimento cai, em média, a taxa de 2,9% na margem nos últimos quatro trimestres. A indústria, na mesma métrica e período, cai a taxa de 0,8%. O consumo, que vinha sustentando algum crescimento até o ano passado, só cresceu 0,4% nessa mesma métrica e período. Mesmo o setor de serviços caiu 0,5% no segundo trimestre, levando por terra qualquer indicação de que a Copa teria beneficiado o setor.

oa-da

Se tem alguma "boa" notícia nos dados divulgados hoje é a que mostra o gráfico acima. O descolamento entre oferta e demanda parece que deixou de existir no segundo trimestre. Tanto uma quanto a outra "arremeteram" às avessas, o que responde porque tivemos queda maior do que o esperado na inflação mensal, medida principalmente pelos IGPs.

sext

Para completar o quadro de "estagflação", o uso de poupança externa - o déficit em conta corrente com sinal trocado - mantém tendência de aumento. É o que mostra o gráfico acima. No acumulado em 4 trimestres, a poupança externa atingiu 4,28% do PIB no segundo trimestre. Ou seja, leitor, a economia brasileira está estagnada, com inflação alta e com aumento progressivo do déficit externo.

Para terminar esse breve post, a declaração do ministro da fazenda sobre os dados do PIB:

"Não se deve falar em recessão porque aqui estamos falando de um trimestre, no máximo dois. A economia está em movimento".

Deixo para que você comente as palavras do ministro... 🙁

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como preparar os dados para um modelo preditivo?

Modelos de previsão macroeconômica podem facilmente alcançar um número elevado de variáveis. Mesmo modelos simplificados, como o Modelo de Pequeno Porte (MPP) do Banco Central, usam cerca de 30 variáveis. Isso impõe um grande desafio ao nosso dia a dia: como fazer a gestão destes dados para uso em modelos, desde a coleta até o tratamento?

Transfer Learning para Previsão de Séries Temporais com o Python

A aprendizagem por transferência (ou transfer learning) é a técnica de reutilizar um modelo previamente treinado em um novo problema. Esse conceito representa um grande avanço para a previsão de variáveis, especialmente aquelas organizadas ao longo do tempo, como séries temporais. Neste post, exploramos como usar transfer learning com Python para trabalhar com esse tipo de dado.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.