Crescimento do PIB no terceiro trimestre mostra continuação de desequilíbrio

ofertademandaUma característica marcante da economia brasileira, o descompasso entre oferta e demanda, continuou no terceiro trimestre. Enquanto os componentes da oferta agregada cresceram em média 2,7%, os componentes da absorção doméstica subiram 3%, no acumulado em quatro trimestres. O resultado direto disso é que as importações acumulam alta de 7,2% em 12 meses. Esse desequilíbrio é fruto direto dos incentivos de política econômica, que anabolizam os componentes de demanda e não atacam as restrições impostas à oferta. Não à toa, a inflação acumulada em 12 meses, medida pelo IPCA divulgado hoje, está em 5,77%, bem distante da meta de 4,5%. Nesse cenário, mesmo com todas as dificuldades para 2014, como discutido na Carta de Dezembro, torna-se ainda mais difícil a operacionalização da política monetária. O Banco Central terá uma decisão complexa no próximo ano, ao decidir pela continuação do processo de ajuste da taxa de juros ou pela sua paralisação, sob o custo de não fazer convergir as expectativas de inflação. Com o resultado, a previsão para o crescimento em 2013 foi alterada para 2,4%, considerando um aumento de 0,6% no último trimestre do ano. A aguardar.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Previsão do Ibovespa utilizando IA (TimeGPT) + Python

Historicamente, métodos estatísticos como ARIMA, ETS, MSTL, Theta e CES têm sido confiavelmente empregados em diversos domínios. Na última década, modelos de aprendizado de máquina como XGBoost e LightGBM ganharam popularidade. Agora, podemos entrar em uma nova fase na era da previsão: o uso da IA Generativa para a previsão de séries temporais. Neste exercício, demonstramos de forma introdutória o TimeGPT e criamos um exemplo usando o Ibovespa.

Previsão do Ibovespa com Chain-of-Thought + Python

Realizar previsões de séries financeiras é uma tarefa inglória. Ainda mais quando utiliza-se uma variável tão errática quanto um índice de mercado. Mas, e se ao invés de utilizarmos modelos já conhecidos, fazermos o uso da IA Generativa? Neste exercício usamos Gemini, Python e técnicas de Engenharia de Prompt e Árvore de Pensamento para prever o Ibovespa.

Modelo de Previsão da Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) para 2025

Neste exercício, contruímos um algoritmo simples de cenarização para a Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) em % do PIB, usando apenas dados públicos, simulações estatísticas, a literatura recente e a linguagem R. Em uma abordagem semi-automatizada, as simulações do modelo se aproximam das previsões do mercado para o ano de 2025.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.