Crescimento econômico na "Era Dilma"

pib_ibre02 Uma passagem rápida por aqui. Eu recebi na semana passada, do professor Cláudio Considera, a série atualizada de PIB mensal do IBRE/FGV. Aproveitei para atualizar o modelinho que havia feito em setembro com essa série e obtive uma nova projeção de crescimento para 2014. A anterior, referente a dados até julho, estava em 0%. Agora, com o aumento de 0,32% na margem [terceiro contra segundo trimestre], a projeção melhorou um pouco, leitor, está centrada em 0,1%. O intervalo da projeção está entre -0,1% e 0,3%, no acumulado em 12 meses. A título de comparação, a projeção do mercado, captada via boletim Focus do Banco Central, está em 0,23%. Para o ano que vem, o Focus indica crescimento de 0,76% e para 2016-18, a média está em 2,3%. Descontado o crescimento da população, significa dizer leitor, que o crescimento entre 2011-2018 ficaria em 0,9%. Com esse valor, a renda per capita, hoje próxima a US$ 14 mil, dobra em aproximadamente 78 anos... É esse cenário que respalda a crítica da maior parte dos economistas ao governo Dilma Rousseff e a sua política econômica. Esperemos, portanto, por mudanças, não é mesmo? ps: o pib do terceiro trimestre será conhecido na próxima sexta-feira, 28/11.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Calculando o impulso de crédito no Python

Qual é o papel do crédito no crescimento da economia? Para analisar esta questão, calculamos o indicador de impulso de crédito para a economia brasileira e comparamos com o nível da atividade econômica usando o Python.

Analisando a Volatilidade de Longo Prazo do Ibovespa usando Python

Com base no modelo GARCH(1,1), realizamos realizar a modelagem da variância condicional dos log retornos diários do Ibovespa, abrangendo o período de janeiro de 2018 até dezembro de 2023. O objetivo principal é compreender a implementação desse modelo utilizando a linguagem de programação Python, além de conduzir uma análise do mercado acionário brasileiro ao longo do período amostral.

Ao concluirmos este exercício, teremos a capacidade de obter uma medida representativa da variância de longo prazo da série temporal. Essa medida poderá ser comparada com a variância histórica, permitindo-nos inferir se a volatilidade presente está atualmente inferior ou superior àquela projetada para o futuro. Essa análise contribuirá para uma melhor compreensão da dinâmica da volatilidade no mercado acionário brasileiro.

Construindo uma NAIRU para o Brasil usando Python

Um dos maiores desafios para aqueles que trabalham com dados econômicos é aliar a prática com a teoria. Para tanto, o uso do Python pode facilitar esse desafio, permitindo construir todos os passos de uma análise de dados. Demonstramos o poder da linguagem tomando como exemplo a construção da NAIRU para o Brasil.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.