Há esperança para a produção industrial?

A Produção Industrial Mensal - Produção Física, divulgada hoje pelo IBGE, mostrou que 63% dos ramos de atividade analisados pela pesquisa mostraram resultado positivo na passagem de março para abril. É uma evolução frente a março e fevereiro, que mostraram difusão de 56% e 44%, respectivamente. O valor está acima da média histórica, que é de 48%. No gráfico abaixo é possível verificar o comportamento desse índice desde junho de 2010. O número de abril está entre os quatro maiores nesse período. Em outros termos, é possível esperar uma retomada ao longo do ano?

difusãoindustrial

Mesmo com o resultados positivo na margem - a produção industrial cresceu 1,8% em relação a março -, ainda não foi o suficiente para impactar o resultado acumulado em 12 meses. Esse amarga 15 meses de resultados negativos, o que ilustra em certo sentido os problemas de competitividade pelo qual a produção industrial vem passando nos últimos anos. No acumulado em 2013 - frente o mesmo período de 2012 - o resultado ainda é tímido: 1,6%. Seguindo a tendência mostrada pelo PIB divulgado na semana passada, entre as categorias de uso, os Bens de Capital foram o que mostraram maior avanço na comparação com março, feito o ajuste sazonal: 3,2%. Mas, como salientei aqui, é preciso relativizar esse valor, dado que é possível que seja apenas um avanço de compensação, dado o desgaste das máquinas e equipamentos e alguma tentativa de ganhar produtividade, dados os gargalos no mercado de trabalho.

Em outros termos, ainda é cedo para dizer se esse dado positivo na margem veio para ficar e ter impacto sobre o índice anual. Em um cenário de problemas de competitividade, possível inflexão no desemprego e freio no consumo das famílias - dado o elevado endividamento - o mais provável é que o resultado de 2013 esteja mais para um resultado tímido do que retumbante recuperação.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando reports econômicos automáticos com IA usando Python

Imagine que você tenha uma tabela e precise gerar uma análise de dados rápida para entregar um relatório. Você poderia tentar parar tudo que está fazendo ou até mesmo fazer horas extras, mas dificilmente você entregaria o relatório mais rapidamente do que um modelo de Inteligência Artificial (IA). Neste artigo mostramos um exemplo de relatório gerado por IA para análise de inflação no Brasil, usando as ferramentas Quarto + Python para integrar a IA.

Analisando o sentimento da política monetária com IA usando Python

Análise de sentimentos é uma técnica de Processamento de Linguagem Natural (PLN) que serve para revelar o sentimento contido em um texto. Neste exercício, aplicamos esta técnica para analisar as atas das reuniões do COPOM, revelando o que os diretores de política monetária discutem nas entrelinhas. Utilizando um modelo de Inteligência Artificial através do Python, produzimos ao final um índice de 0 a 100 para sintetizar a análise histórica.

Como a IA pode auxiliar na otimização de Portfólio de Investimentos?

A construção de portfólio ótimo refere-se ao processo de alocar eficientemente capital entre um conjunto predefinido de ativos ou títulos. O campo da construção de portfólio tem sido extensivamente estudado por acadêmicos e profissionais desde a década de 1950, quando Markowitz introduziu sua inovadora abordagem de média-variância para a construção de portfólio. Diante disso, podemos melhorar o processo de alocação de peso de um investimento em um portfólio através do Aprendizado não supervisionado com a aplicação do Hierarchical Risk Parity (HRP). Neste exercício, realizamos uma introdução ao método e mostramos os resultados de um exemplo criado através do Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.