IBC-Br indica que o PIB deve ter crescido 0,5% no 3º tri

Na última quarta-feira, fiz um resumo das principais pesquisas de alta frequência relacionadas a nível de atividade - ver aqui. Ontem, por suposto, o Banco Central divulgou os resultados do seu índice de nível de atividade, o IBC-Br, que utiliza essas pesquisas de alta frequência para sua construção. A tabela abaixo resume as métricas do índice nos últimos três meses.

Variação do IBC-Br (%)
Mensal Trimestral Interanual Anual
Jul/19 0,00 1,00 1,61 1,11
Ago/19 0,22 1,05 -0,70 0,86
Set/19 0,44 0,91 2,11 0,99

Como se vê, houve crescimento de 0,91% na comparação trimestral, isto é, o 3º contra 2º trimestre. No acumulado em 12 meses, o índice converge para crescimento em torno de 1%.


Os dados do IBC-Br, contudo, devem ser vistos com cautela. Conforme exercício que fiz para o Clube do Código, o índice costuma superestimar os dados do PIB.  Em termos comparativos, o nível do IBC-Br no 3º trimestre indica um crescimento na margem próximo de 0,5% do PIB.

________________

(*) O IBC-Br conta com script automático no nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como medir a comunicação do Banco Central?

Descubra como o índice ALT transforma a linguagem do Banco Central em dados analisáveis, permitindo investigar como o tom das atas do COPOM varia conforme o cenário macroeconômico e as decisões de política monetária.

Análise de Séries Temporais com a Linguagem R: dados ISP-RJ

Neste tutorial, vamos conduzir uma análise diagnóstica completa. Começaremos visualizando a série e sua tendência, depois a decomporemos em seus componentes fundamentais. Em seguida, investigaremos a distribuição estatística dos dados e, por fim, aplicaremos técnicas mais avançadas, como a análise de autocorrelação e testes de estacionariedade, que são pré-requisitos cruciais para a construção de modelos de previsão robustos como o ARIMA.

Análise de dados com a Linguagem R: Segurança no Rio de Janeiro

Neste post, criamos um tutorial prático que guia você através do ciclo completo de análise de dados, desde a coleta e tratamento até a visualização e comunicação de resultados. Utilizando a linguagem R, o ecossistema tidyverse e a ferramenta de publicação Quarto, analisamos a base de dados de criminalidade do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.