O IBC-Br continua antecipando o PIB brasileiro?

ibc-brO Banco Central divulgou na sexta-feira o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), que nas palavras da instituição "se constitui em um indicador de periodicidade mensal que incorpora a trajetória das variáveis consideradas como proxies para o desempenho dos setores da economia". Ou seja, a ideia de criar um índice como o IBC-Br é antecipar o que está acontecendo com a economia, notadamente com o PIB trimestral. Desse modo, o IBC-Br revelou que na passagem de dezembro para janeiro houve um aumento de 1,29% na série com ajuste sazonal, indicando alguma recuperação no nível de atividade. Em relação a janeiro de 2012, o aumento foi de 3,84%, considerando a série sem ajuste. Isso deveria significar que devemos esperar uma recuperação do PIB trimestral, a ser divulgado em 29 de maio.

No gráfico acima é possível observar o comportamento de ambos os índices em termos de taxa de crescimento contra o período imediatamente anterior. É nítido que o IBC-Br apresenta, como era esperado, uma volatilidade muito grande - já considerando ajustes sazonais - enquanto que a série de PIB trimestral é mais suave. Ao longo de 2012, por exemplo, a série de PIB trimestral apresentou leve evolução, saindo de 0,1% no 1º trimestre para 0,6% no último, naquela base de comparação. Nesse sentido, os dados do IBC-Br de janeiro deveriam indicar que essa evolução do PIB deve continuar ao longo do primeiro trimestre de 2013. Certo?

Como mostra o gráfico 2 abaixo, ambas as séries mostram ainda certa aderência - se postas na mesma base de comparação - acompanhando o que foi posto no Relatório de Inflação de março de 2010. Meu questionamento, que precisaria de mais algum esforço de pesquisa, é se o IBC-Br ainda é uma boa proxy para o PIB trimestral, dadas as mudanças em termos de política econômica que foram realizadas nos últimos anos. Em termos mais claros, pelo que foi divulgado naquele relatório, o IBC-Br reflete basicamente o que acontece com a Oferta Agregada, tomando como proxies dados da indústria, da agropecuária e dos serviços. Entretanto, se o dinamismo da economia brasileira tem sido dado essencialmente pelo consumo, será que o IBC-Br continua sendo uma boa métrica para antecipar o PIB?

ibc-br aderência

 

A metodologia do índice, bem resumida, encontra-se aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar o Google AI Studio e o Gemini?

Na corrida da IA, novas ferramentas e modelos são lançados quase que diariamente. Neste artigo mostramos como o Google tem competido neste mercado através do AI Studio e do Gemini e damos um exemplo de integração em Python.

Analisando a ancoragem das expectativas de inflação no Python

Se expectativas de inflação ancoradas com a meta são importantes para a economia, analisar o grau de ancoragem é imperativo para economistas e analistas de mercado. Neste exercício mostramos uma forma de aplicar esta análise com uma metodologia desenvolvida pelo FMI. Desde a coleta dos dados, passando pelo modelo e pela visualização de dados, mostramos como analisar a política monetária usando o Python.

Como analisar a DRE de empresas de capital aberto usando o Python

Quando analisamos a demonstração de resultados de uma empresa listada na bolsa de valores, frequentemente recorremos a ferramentas convencionais, que embora sejam úteis, muitas vezes carecem de automação. É aqui que entra o Python. Neste post, exploramos o poder do Python para automatizar o processo de coleta, tratamento e análise dos dados da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da Eletrobras, utilizando dados fornecidos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.