Os contribuintes do crescimento

O crescimento do PIB no segundo trimestre de 2011 põe em dúvida a condução da política monetária brasileira. Se no cenário externo não há convicção sobre um duplo mergulho da economia mundial, no doméstico o que se vê é uma contribuição persistente do setor de serviços para o crescimento. O gráfico abaixo elucida essa questão:

A barrinha amarela representa o setor de serviços. Nos últimos dez trimestres a média de contribuição desse item foi de 2,4% [para um crescimento médio do PIB de 3,5%]. Já a Indústria, nessa mesma métrica, contribuiu com 0,5% apenas. Não é por outro motivo que um dos itens que pressionou a inflação [IPCA] no primeiro semestre foram justamente os serviços, influenciados por um mercado de trabalho aquecido [desocupação em níveis historicamente baixos e rendimento médio em alta].

Como se sabe, os serviços, por si só, não podem ser a locomotiva do crescimento em um país de renda [ainda] média. A perda de pujança da indústria, refletida na PIM-PF, uma hora ou outra acabará se refletindo no mercado de trabalho, com demissões e, portanto, menor demanda por serviços. O problema é saber quando isso ocorrerá, dado que a indústria já vem agonizando desde meados do ano passado.

Já no lado da demanda, também influenciado pela mesma força matriz, está o Consumo, um dos grandes contribuintes do crescimento nos últimos anos, conforme o gráfico abaixo. Nesse aspecto, entretanto, não apenas a renda, mas também [e, para mim, principalmente] a grande expansão do crédito [de 25% para quase 50% do PIB] é o fator dinâmico da economia brasileira. Na média dos últimos dez trimestres, o Consumo [das famílias e do governo] contribuiu com 3,8% do crescimento. O setor externo tem contribuído de forma negativa.

Pelas Contas Nacionais Trimestrais, divulgada pelo IBGE, fica clara a desaceleração da economia brasileira. Nos últimos 10 trimestres o crescimento médio foi de 3,5% [no acumulado de 12 meses], contra 5,3% nos dez trimestres anteriores. Entretanto, não se pode dizer que o país estaria entrando em uma recessão, mas sim [como vinha sendo observado pelo Banco Central em seu últimos relatórios] se adequando a seu potencial de crescimento, conforme mostrado no gráfico abaixo.

Dadas essas considerações, e considerando um cenário externo não muito diferente do atual para os próximos trimestres, não se entende a mudança de posição na política monetária brasileira. Além, é claro, do desvirtuamento da "ritualística" envolvida no regime de metas de inflação - o balizamento das expectativas de mercado.Vamos aguardar a ata de quinta-feira para maiores explicações.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.