Brasil já foi rebaixado pelo mercado

Em uma economia de mercado as coisas são mais simples do que o falatório oficial. O ministro da Fazenda pode gritar, o secretário do Tesouro pode iludir e o presidente do Banco Central pode se omitir. A falta de uma política econômica transparente, guiada por regras, que faça a coisa certa a cada período do tempo, atingindo os objetivos previamente estabelecidos, gera desconfiança e apreensão. E isso, leitor, tem um preço. A discussão sobre se o Brasil será ou não rebaixado pelas agências de classificação de risco, hoje, é questão passada. De fato, o Brasil já foi rebaixado pelo mercado. Basta olhar o leilão feito hoje pelo Tesouro Nacional de NTN-F, com vencimento em 01/01/2025 e oferta de 2 milhões de títulos - a tentativa do país de alongar a dívida. Os juros ficaram em 13,39%, como pode ser visto aqui, a maior taxa em estreia de papéis desse tipo, ofertados pelo Tesouro. E isso, Mantega, não se resolve com retóricas furadas, mas sim com ações concretas: como anunciar um superávit primário condizente com a queda da Dívida Bruta já nesse ano.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

DeepSeek: como usar a IA chinesa no Python

Na corrida da IA, novas ferramentas e modelos são lançados quase que diariamente. Neste artigo mostramos como a empresa chinesa DeepSeek tem competido neste mercado através do modelo R1 e damos um exemplo de utilização em Python.

Como incorporar mudanças climáticas na previsão da inflação?

Será que o El Niño impacta o preço do feijão com arroz no prato dos brasileiros? Para responder esta pergunta estimamos um modelo VAR(p) utilizando dados do Oceanic Niño Index (ONI), investigamos a decomposição histórica dos choques estruturais e incorporamos o indicador de impacto climático nas previsões da inflação.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.