Política Fiscal

A Dívida Brasileira desde o Império

By 16 de novembro de 2017 No Comments

O Roberto Ellery publicou um post no seu blog mostrando grande preocupação com o comportamento da Dívida Bruta brasileira. Para isso, utilizou dados do livro da Carmen M. Reinhart sobre o endividamento brasileiro desde o Império. Achei interessante divulgar porque, como todo mundo sabe, encontrar dados longos para variáveis macroeconômicas desse país é um enorme sacrifício. Abaixo o código para baixar os dados da relação Dívida/PIB.


library(XLConnect)
library(ggplot2)
library(scales)

#### Dívida segundo Carmen M. Reinhart
url = 'http://www.carmenreinhart.com/user_uploads/data/7_data.xls'
temp = tempfile()
download.file(url, destfile=temp, mode='wb')
data = loadWorkbook(temp)

divida = readWorksheet(data, sheet = 'Brazil', header = TRUE, 
 startRow = 59)[,7]

time = seq(as.Date('1861-01-01'), as.Date('2010-01-01'), 
 by='1 year')

df = data.frame(time=time, divida=divida)

ggplot(df, aes(x=time))+
 geom_bar(aes(y=divida), 
 stat='identity', colour='darkblue', fill='darkblue',
 width=50)+
 scale_x_date(breaks = date_breaks("10 years"),
 labels = date_format("%Y"))+
 theme_bw()+xlab('')+ylab('% PIB')+
 labs(title='Dívida Bruta do Governo Brasileiro',
 caption='Fonte: Carmen M. Reinhart.')

E abaixo o gráfico...

 

A Análise de Dados está presente em praticamente todas as áreas do conhecimento. Estar pronto para coletar, tratar, analisar e apresentar dados é condição mais do que necessária no mundo atual.

 

Pensando nisso, preparamos cursos aplicados e super didáticos utilizando o R, a linguagem padrão da análise de dados. Clique na figura ao lado e conheça nossos cursos!

Vítor Wilher

Data Scientist

Vítor Wilher é Bacharel e Mestre em Economia, pela Universidade Federal Fluminense, tendo se especializado na construção de modelos macroeconométricos, política monetária e análise da conjuntura macroeconômica doméstica e internacional. Tem, ademais, especialização em Data Science pela Johns Hopkins University. Sua dissertação de mestrado foi na área de política monetária, titulada "Clareza da Comunicação do Banco Central e Expectativas de Inflação: evidências para o Brasil", defendida perante banca composta pelos professores Gustavo H. B. Franco (PUC-RJ), Gabriel Montes Caldas (UFF), Carlos Enrique Guanziroli (UFF) e Luciano Vereda Oliveira (UFF). Já trabalhou em grandes empresas, nas áreas de telecomunicações, energia elétrica, consultoria financeira e consultoria macroeconômica. É o criador da Análise Macro, startup especializada em treinamento e consultoria em linguagens de programação voltadas para data analysis, sócio da MacroLab Consultoria, empresa especializada em cenários e previsões e fundador do hoje extinto Grupo de Estudos sobre Conjuntura Econômica (GECE-UFF). É também Visiting Professor da Universidade Veiga de Almeida, onde dá aulas nos cursos de MBA da instituição, Conselheiro do Instituto Millenium e um dos grandes entusiastas do uso do no ensino. Leia os posts de Vítor Wilher aquiCaso queira, mande um e-mail para ele: vitorwilher@analisemacro.com.br

Comments

Cadastre-se na newsletter
e receba nossas novidades em primeira mão!