"Na antesala da dominância fiscal"

Na segunda-feira, publiquei nesse espaço o primeiro capítulo da série sobre política fiscal, titulado "Rumo à dominância fiscal?". Na terça-feira, o Banco Central entrou no mercado, tentando conter a forte desvalorização do câmbio das últimas semanas. Na quarta-feira, o Brasil foi rebaixado pela agência de classificação de risco S&P.  A semana foi daquelas para esquecer, não é mesmo? Tentarei escrever uma crônica hoje à noite sobre a semana, depois, quem sabe, de descansar com um bom Carménère [eu mereço!]. Por enquanto, leitor, fique com a coluna do Fernando Dantas, no Estadão, que traz a opinião do macroeconomista da PUC-Rio, Tiago Berriel, sobre o problema da dominância fiscal

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Coletando dados do Google Trends no R e no Python

Como acompanhar e antecipar tendências de mercado? Independentemente da resposta final, os dados são o meio. Neste artigo, mostramos como obter dados do Google Trends em tempo quase real, utilizando as linguagens de programação R e Python.

Contribuição para a Volatilidade [Python]

A contribuição para a volatilidade fornece uma decomposição ponderada da contribuição de cada elemento do portfólio para o desvio padrão de todo o portfólio. Em termos formais, é definida pelo nome de contribuição marginal, que é basicamente a derivada parcial do desvio padrão do portfólio em relação aos pesos dos ativos. A interpretação da fórmula da contribuição marginal, entretanto, não é tão intuitiva, portanto, é necessário obter medidas que possibilitem analisar os componentes. Veremos portanto como calcular os componentes da contribuição e a porcentagem da contribuição. Vamos criar as respectivas medidas usando a linguagem de programação Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.