O pronunciamento de Dilma e o BNDES

bndesA President(A) fez pronunciamento agora há pouco. Como esperado, nada de concreto para "acalmar" os manifestantes. Não vou tecer muitos comentários, mas apenas apresentar o gráfico ao lado ao leitor. Isto porque, a presidenta disse que não foi utilizado dinheiro do orçamento público para financiamento dos estádios. E a priori ela tem razão: basta examinar as contas do orçamento federal. O problema na fala da presidente é justamente o aumento descomunal dos repasses do Tesouro (obtidos via emissão de títulos públicos) para o BNDES. Essa dinheirama está na casa dos R$ 400 bilhões e vai para toda a sorte de investimentos do banco, inclusive para as arenas esportivas. Problemas? Apenas citarei um: o subsídio envolvido nessas operações. O Tesouro toma empréstimo na casa dos 15% em média (a taxa de juros implícita da Dívida) e o BNDES empresta na casa dos 8% (TJLP + risco de crédito). A diferença fica na nossa conta, leitor. Ou seja: indiretamente, estamos financiando sim os estádios, ainda que não diretamente via orçamento público.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Existe correlação entre vagas de emprego e o S&P 500?

O que explica a divergência entre S&P 500 e vagas de emprego? Seria o impacto da IA ou a política monetária? Utilizando um análise dados e modelo VAR e testes de causalidade de Granger usando a linguagem de programação R, investigamos a relação e o motivo por trás da "boca de jacaré".

Como medir a comunicação do Banco Central?

Descubra como o índice ALT transforma a linguagem do Banco Central em dados analisáveis, permitindo investigar como o tom das atas do COPOM varia conforme o cenário macroeconômico e as decisões de política monetária.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.