Três gráficos que mudarão sua opinião sobre a PEC 241...

Tenho visto muita gente sendo contra a PEC 241, aquela que busca limitar o crescimento dos gastos do governo e que deve ser votada hoje na Câmara dos Deputados. A medida é boa porque enfrenta um problema grave da economia brasileira: o crescimento constante da despesa nos últimos vinte anos. Para ilustrar, consideramos no gráfico abaixo as receitas e despesas primárias do governo central, acumuladas em 12 meses, a preços de setembro de 2016.

grafico01

Note o leitor que mesmo desconsiderada a inflação do período, a despesa primária só fez crescer, entre dezembro de 1997 e agosto de 2016. No período recente, destacado na área hachurada, a manutenção dessa tendência de crescimento combinada com a queda real da receita transformou superávit em déficit primário, como pode ser visto no segundo gráfico, abaixo.

grafico022

O efeito imediato desse comportamento é o aumento do endividamento do governo, situação capturada no terceiro gráfico, abaixo.

grafico03

Observa-se que limitar o crescimento do gasto público não é mais questão de escolha: ou fazemos isso ou voltamos à hiperinflação. Isto porque, no momento em que o governo não mais conseguir rolar essa dívida, passará a emitir moeda para financiar seus gastos, o que, naturalmente, gerará um inflação em ascensão.

_________________________________________

FONTE DOS DADOS: Banco Central e Tesouro Nacional.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Onde encontrar dados e ferramentas para text mining?

A aplicação das técnicas de mineração de texto pode trazer análises quantitativas informativas sobre a emoção, tom, categoria e outros padrões de interesse em documentos textuais. O primeiro passo é identificar, coletar e preparar estes dados brutos. Neste artigo, apresentamos bases de dados públicas de Economia e Finanças que podem ser exploradas, assim como ferramentas de programação úteis.

O que é mineração de textos e sua relação com IA?

Com uma matéria prima em comum, a mineração de textos e a inteligência artificial generativa usam grandes volumes de dados não estruturados para fins distintos e com aplicações em Economia, Finanças, Marketing e outras áreas. Mas quando devemos usar uma técnica e não a outra? O que é possível fazer e o que é mineração de textos? Neste artigo introduzimos estes tópicos e fornecemos alguns exemplos de aplicações.

Avaliando a evolução do Funcionalismo Público nos Estados Brasileiros usando Controle Sintético no R

O objetivo deste exercício é introduzir o uso do método de Controle Sintético na linguagem de programação R, aplicando-o a um exemplo prático relevante para a análise de políticas públicas. Vamos focar na utilização dessa técnica para avaliar o impacto do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) sobre o número de vínculos do poder executivo nos estados brasileiros, com ênfase no caso do Rio de Janeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.