Três gráficos que mudarão sua opinião sobre a PEC 241...

Tenho visto muita gente sendo contra a PEC 241, aquela que busca limitar o crescimento dos gastos do governo e que deve ser votada hoje na Câmara dos Deputados. A medida é boa porque enfrenta um problema grave da economia brasileira: o crescimento constante da despesa nos últimos vinte anos. Para ilustrar, consideramos no gráfico abaixo as receitas e despesas primárias do governo central, acumuladas em 12 meses, a preços de setembro de 2016.

grafico01

Note o leitor que mesmo desconsiderada a inflação do período, a despesa primária só fez crescer, entre dezembro de 1997 e agosto de 2016. No período recente, destacado na área hachurada, a manutenção dessa tendência de crescimento combinada com a queda real da receita transformou superávit em déficit primário, como pode ser visto no segundo gráfico, abaixo.

grafico022

O efeito imediato desse comportamento é o aumento do endividamento do governo, situação capturada no terceiro gráfico, abaixo.

grafico03

Observa-se que limitar o crescimento do gasto público não é mais questão de escolha: ou fazemos isso ou voltamos à hiperinflação. Isto porque, no momento em que o governo não mais conseguir rolar essa dívida, passará a emitir moeda para financiar seus gastos, o que, naturalmente, gerará um inflação em ascensão.

_________________________________________

FONTE DOS DADOS: Banco Central e Tesouro Nacional.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

FED Speeches: Quantificando a Incerteza da Política Monetária com IA e Python

Os discursos dos membros do FED podem dar indicativos relevantes sobre a condução da política monetária, como a percepção de incerteza na fala e na escolha das palavras. Sendo assim, monitorar e interpretar não é suficiente, é necessário quantificar a incerteza nos discursos. Neste exercício mostramos o caminho para construir um indicador de incerteza da política monetária, usando métodos inovadores de IA com o Python.

Medindo o Hiato do Produto do Brasil usando Python

Uma medida extremamente importante para a avaliação econômica de um país é o Hiato do Produto. Neste post, realizamos uma comparação das diferentes formas de estimação dessa variável não observável utilizando o Python como ferramenta de análise de dados.

Como analisar a contribuição para a Volatilidade de uma carteira de ações usando Python

A contribuição para a volatilidade fornece uma decomposição ponderada da contribuição de cada elemento do portfólio para o desvio padrão de todo o portfólio. Em termos formais, é definida pelo nome de contribuição marginal, que é basicamente a derivada parcial do desvio padrão do portfólio em relação aos pesos dos ativos. A interpretação da fórmula da contribuição marginal, entretanto, não é tão intuitiva, portanto, é necessário obter medidas que possibilitem analisar os componentes. Veremos portanto como calcular os componentes da contribuição e a porcentagem da contribuição. Vamos criar as respectivas medidas usando a linguagem de programação Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.