Portas abertas para o aumento da Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu hoje manter a taxa básica de juros, a Selic, inalterada, em 7,25%. Mas as portas foram abertas para um possível aumento na próxima reunião. Saiu o suficientemente prolongado e entrou O Comitê irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária. Ou seja, se a inflação continuar mostrando sinais de deterioração - principalmente no que tange às expectativas - um aumento de até 50 pontos-base serviria para trazer o mercado de volta para o lado da autoridade monetária, como já discuti aqui. Honestamente, depois de tudo o que foi feito em matéria de política econômica, gerando perdas consideráveis de credibilidade, não há muito o que se discutir: a autoridade monetária deverá tomar uma decisão difícil nas próximas reuniões, a despeito do cenário ainda ruim para o crescimento do PIB. Afinal, dada a nova função de reação do Banco Central, é melhor fazer isso agora, do que deixar para subir os juros em 2014, ano eleitoral.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando um dashboard das previsões do Relatório Focus

O Relatório Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central, reúne as expectativas do mercado para variáveis-chave da economia brasileira, como inflação, câmbio, PIB e Selic. Neste projeto, transformamos esses dados em um dashboard interativo para acompanhar a acurácia das previsões ao longo do tempo.

Como usar Modelos de Linguagem no R com o pacote {elmer}

Na análise de dados contemporânea, o uso de Modelos de Linguagem (LLMs) vem se consolidando como uma ferramenta poderosa para automatizar e aprimorar tarefas analíticas. Ao integrarmos LLMs a pacotes como o ellmer, podemos ampliar nossas capacidades de extração, interpretação e automação de dados no ambiente R. Neste post, exploramos o papel desses modelos e detalhamos como o ellmer opera dentro do universo da linguagem de programação R.

Introdução ao AutoGen: Agentes Inteligentes na Análise Financeira

O AutoGen é um framework da Microsoft que permite criar agentes de IA colaborativos. Na área financeira, pode automatizar a coleta de dados, cálculos de indicadores e geração de relatórios. Este artigo apresenta os conceitos básicos e um exemplo aplicado a ações de empresas.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.