Portas abertas para o aumento da Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu hoje manter a taxa básica de juros, a Selic, inalterada, em 7,25%. Mas as portas foram abertas para um possível aumento na próxima reunião. Saiu o suficientemente prolongado e entrou O Comitê irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária. Ou seja, se a inflação continuar mostrando sinais de deterioração - principalmente no que tange às expectativas - um aumento de até 50 pontos-base serviria para trazer o mercado de volta para o lado da autoridade monetária, como já discuti aqui. Honestamente, depois de tudo o que foi feito em matéria de política econômica, gerando perdas consideráveis de credibilidade, não há muito o que se discutir: a autoridade monetária deverá tomar uma decisão difícil nas próximas reuniões, a despeito do cenário ainda ruim para o crescimento do PIB. Afinal, dada a nova função de reação do Banco Central, é melhor fazer isso agora, do que deixar para subir os juros em 2014, ano eleitoral.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Decomposição do Impulso de Crédito no Brasil usando Python

Neste exercício, mostramos como o Python pode ser utilizado para calcular uma métrica central para a compreensão da dinâmica entre crédito e atividade econômica no Brasil, a partir de um ciclo completo e altamente reprodutível de coleta, tratamento e análise de dados.

Aplicando o Time Series Transformer para prever inflação (IPCA)

Neste exercício, exploramos a previsão de séries temporais utilizando o Temporal Fusion Transformer (TFT). O TFT é uma arquitetura de Deep Learning baseada em mecanismos de atenção, desenhada especificamente para lidar com múltiplas variáveis e horizontes de previsão longos, mantendo a interpretabilidade — uma característica frequentemente ausente em modelos de "caixa-preta".

Análise do Payroll norte-americano com Python

O Payroll norte-americano é o termômetro da economia global. No post de hoje, mostro como analisar esse indicador usando Python e as bibliotecas Pandas e Plotnine. Saia do básico e aprenda a visualizar a geração de empregos nos EUA de forma profissional.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.