Tombini rompe o período de "Purdah" da política monetária e comenta previsões do FMI

Soou (muito) estranho, leitor, a nota divulgada hoje pelo Banco Central (ver aqui) sobre a revisão das projeções do FMI para o crescimento brasileiro. Primeiro, porque essa revisão era para lá de esperada: o número anterior do fundo para o crescimento esse ano era de -1%, que não levava em consideração nem mesmo o carregamento estatístico de 2015. Segundo, porque essa declaração do presidente do Banco Central ocorre um dia antes da decisão sobre a taxa básico de juros. Em geral, há um período conhecido como "Purdah", antes das reuniões de política monetária, onde os diretores/membros do board evitam falar com a imprensa, para não gerar volatilidade no mercado. Um texto interessante sobre o assunto pode ser lido aqui. Fica difícil, nesse contexto, imaginar o que quer o Banco Central. Desde a última ata, passando pelo relatório de inflação de dezembro, a sinalização por aumento de juros era bastante clara. Agora, aos 45 minutos do segundo tempo, ele faz isso? Estranho, muito estranho, leitor... 🙁

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como aplicar Balanceamento por Entropia no R?

Nesta postagem, apresentamos uma introdução ao Balanceamento por Entropia, comparando este método com a técnica de pareamento e demonstrando os resultados obtidos com a implementação do código em R.

Análise de Elasticidade Preço com Python

“Se eu aumentar o preço, o que vai acontecer com as vendas?” Uma forma de responder este tipo de pergunta é através de ferramentas analíticas de microeconomia, como a análise de elasticidade. Neste artigo, mostramos um exemplo prático utilizando dados reais com o Python.

Calculando o impulso de crédito no Python

Qual é o papel do crédito no crescimento da economia? Para analisar esta questão, calculamos o indicador de impulso de crédito para a economia brasileira e comparamos com o nível da atividade econômica usando o Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.