A estagflação heterodoxa

estagflacaoNão foi por acaso, leitor, que chegamos ao 7x0, mostrado no boletim Focus divulgado hoje: 7,15% de inflação e 0% de crescimento. Nos últimos anos, uma vez mais, fizemos experimentação. Usando teoria velha e com um monte de evidências empíricas contrárias, insistimos em política econômica expansionista. Usamos a política fiscal, os bancos públicos e a política monetária para incentivar os componentes da demanda agregada. Como, entretanto, a economia brasileira está sujeita a inúmeros constrangimentos no lado da oferta agregada, a manutenção de oferta e demanda crescendo a taxas diferentes gerou mais inflação e mais déficit em conta corrente. E, claro, quando os componentes da demanda, consumo principalmente, cansaram, dado a redução da taxa de crescimento dos salários e, principalmente, o maior endividamento das famílias, o crescimento insustentável da economia deixou de ser vistoso. Esse quadro, aliás, perpassou os últimos cinco anos. Logo, não é novidade alguma. E também não é por outro motivo que o atual ministro da fazenda é Joaquim Levy, um economista que é contrário a tudo o que foi feito nos últimos anos. Ao invés, portanto, de críticas ao atual ajuste fiscal, alguns economistas deveriam explicar por que, uma vez mais, o que eles dizem estava errado: um pouquinho mais de inflação não gerou mais crescimento... 🙁

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Medindo o Hiato do Produto do Brasil usando Python

Uma medida extremamente importante para a avaliação econômica de um país é o Hiato do Produto. Neste post, realizamos uma comparação das diferentes formas de estimação dessa variável não observável utilizando o Python como ferramenta de análise de dados.

Como analisar a contribuição para a Volatilidade de uma carteira de ações usando Python

A contribuição para a volatilidade fornece uma decomposição ponderada da contribuição de cada elemento do portfólio para o desvio padrão de todo o portfólio. Em termos formais, é definida pelo nome de contribuição marginal, que é basicamente a derivada parcial do desvio padrão do portfólio em relação aos pesos dos ativos. A interpretação da fórmula da contribuição marginal, entretanto, não é tão intuitiva, portanto, é necessário obter medidas que possibilitem analisar os componentes. Veremos portanto como calcular os componentes da contribuição e a porcentagem da contribuição. Vamos criar as respectivas medidas usando a linguagem de programação Python.

Analisando o impacto fiscal de propostas legislativas com IA

Todos os anos milhares de proposições legislativas são geradas na Câmara dos Deputados e Senado Federal, o que dificulta o trabalho de monitoramento feito por economistas, jornalistas e analistas de mercado. No entanto, ao empregar técnicas de engenharia de prompt e IA, podemos analisar estas milhares de proposições em questão de segundos. Neste exercício mostramos o caminho para esta automatização usando o Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.