De volta à realidade: a taxa de câmbio.

O equilíbrio impossível - taxa de inflação baixa, crescimento acima do potencial e câmbio fixo - requisitado por este governo começa a ser desfeito pela ponta mais fraca:

"O dólar comercial voltou a despencar hoje, ainda em reflexo da atuação de ontem do Banco Central (BC) no mercado de câmbio, e fechou na menor cotação desde 28 de maio de 2012. Operadores continuaram hoje testes para tentar definir qual o novo piso da banda cambial informal do BC, depois da mudança de patamar promovida ontem em resposta à aceleração da inflação". (Valor Econômico)


O fato de as expectativas de inflação continuarem se elevando parece que, enfim, chamou o Banco Central a usar o câmbio como variável de ajuste no equilíbrio macroeconômico - como manda o manual.  É difícil prever até que ponto o câmbio vai cair ou se de fato há uma "nova banda" - o dólar comercial fechou hoje em 1,9850 R$/US$ - mas é perceptível, desde a ata do Copom divulgada na semana passada, que o tom se modificou. A realidade parece estar batendo à porta da autoridade monetária.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise de Séries Temporais com a Linguagem R: dados ISP-RJ

Neste tutorial, vamos conduzir uma análise diagnóstica completa. Começaremos visualizando a série e sua tendência, depois a decomporemos em seus componentes fundamentais. Em seguida, investigaremos a distribuição estatística dos dados e, por fim, aplicaremos técnicas mais avançadas, como a análise de autocorrelação e testes de estacionariedade, que são pré-requisitos cruciais para a construção de modelos de previsão robustos como o ARIMA.

Análise de dados com a Linguagem R: Segurança no Rio de Janeiro

Neste post, criamos um tutorial prático que guia você através do ciclo completo de análise de dados, desde a coleta e tratamento até a visualização e comunicação de resultados. Utilizando a linguagem R, o ecossistema tidyverse e a ferramenta de publicação Quarto, analisamos a base de dados de criminalidade do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.