De volta à realidade: a taxa de câmbio.

O equilíbrio impossível - taxa de inflação baixa, crescimento acima do potencial e câmbio fixo - requisitado por este governo começa a ser desfeito pela ponta mais fraca:

"O dólar comercial voltou a despencar hoje, ainda em reflexo da atuação de ontem do Banco Central (BC) no mercado de câmbio, e fechou na menor cotação desde 28 de maio de 2012. Operadores continuaram hoje testes para tentar definir qual o novo piso da banda cambial informal do BC, depois da mudança de patamar promovida ontem em resposta à aceleração da inflação". (Valor Econômico)


O fato de as expectativas de inflação continuarem se elevando parece que, enfim, chamou o Banco Central a usar o câmbio como variável de ajuste no equilíbrio macroeconômico - como manda o manual.  É difícil prever até que ponto o câmbio vai cair ou se de fato há uma "nova banda" - o dólar comercial fechou hoje em 1,9850 R$/US$ - mas é perceptível, desde a ata do Copom divulgada na semana passada, que o tom se modificou. A realidade parece estar batendo à porta da autoridade monetária.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como tratar dados no Python? Parte 5: renomeando colunas

Como dar novos nomes significativos para as colunas em uma tabela de dados usando Python? Neste tutorial mostramos os métodos de renomeação de colunas disponíveis na biblioteca pandas, que tem como vantagem sua sintaxe simples e prática.

Como tratar dados no Python? Parte 4: operações por grupos

Como mensalizar dados diários? Ou como filtrar os valores máximos para diversas categorias em uma tabela de dados usando Python? Estas perguntas são respondidas com os métodos de operações por grupos. Neste tutorial mostramos estes métodos disponíveis na biblioteca pandas, que tem como vantagem sua sintaxe simples e prática.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.