Uso de Poupança Externa dispara

sextAs contas externas têm sido um problema para a macroeconomia brasileira. Os dados do PIB divulgados hoje de manhã parecem confirmar essa preocupação. O saldo de exportações e importações em relação ao PIB ficou em -3,87%. O menor nível das Contas Econômicas Integradas (CEI) disponíveis pelo IBGE desde 2000. Isso fez com que a poupança externa, o déficit em conta corrente com sinal trocado, fosse de incríveis 5,54%. É bem maior do que o déficit que o Banco Central divulga, que está em 3,6% do PIB, pelo último dado referente a abril. O resultado da poupança externa pode ser calculado pela diferença entre poupança doméstica e formação bruta de capital: aquela foi de 12,67% e esta de 18,22% do PIB. Interessante notar que com a revisão da produção industrial, a oferta agregada, em média, cresceu mais do que a absorção doméstica (C+I+G), logo o crescimento das importações acima do das exportações só se explica se considerarmos que a produção doméstica fez maior uso de insumos importados. Creio que uma discussão séria sobre como aumentar a poupança doméstica é mais do que urgente no Brasil. E não me venham com a teoria geral a uma hora dessas...

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como preparar os dados para um modelo preditivo?

Modelos de previsão macroeconômica podem facilmente alcançar um número elevado de variáveis. Mesmo modelos simplificados, como o Modelo de Pequeno Porte (MPP) do Banco Central, usam cerca de 30 variáveis. Isso impõe um grande desafio ao nosso dia a dia: como fazer a gestão destes dados para uso em modelos, desde a coleta até o tratamento?

Transfer Learning para Previsão de Séries Temporais com o Python

A aprendizagem por transferência (ou transfer learning) é a técnica de reutilizar um modelo previamente treinado em um novo problema. Esse conceito representa um grande avanço para a previsão de variáveis, especialmente aquelas organizadas ao longo do tempo, como séries temporais. Neste post, exploramos como usar transfer learning com Python para trabalhar com esse tipo de dado.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.