Momento é de reflexão

Pois é, terminaram as eleições presidenciais mais disputadas do passado recente. Dos 142,8 milhões de eleitores, 54,5 milhões decidiram pela continuidade e 51,04 pela mudança. 37,2 milhões se abstiveram do processo de escolha. A vitória apertada, com 3,28 pontos percentuais apenas de diferença ou 3,46 milhões de votos, indica que a sociedade brasileira tem preferências mais heterogêneas do que a dos seus vizinhos da América do Sul. Ignorar isso seria o grande equívoco da presidente e de sua equipe. Não acho que irá fazê-lo, dado que isso implicaria em retumbante derrota nas eleições de 2018. As preferências sociais reveladas pela urna, portanto, parecem ser um instrumento atenuante para uma guinada à esquerda mais profunda. Momento é de reflexão, seja do governo, seja da própria oposição. Aos economistas, em particular, cabe a reflexão crítica sobre como o governo irá lidar com os desafios dos próximos anos, diante dos desequilíbrios acumulados até aqui. E isso exigirá muito trabalho. O leitor ficará sabendo por este e outros escribas.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Existe correlação entre vagas de emprego e o S&P 500?

O que explica a divergência entre S&P 500 e vagas de emprego? Seria o impacto da IA ou a política monetária? Utilizando um análise dados e modelo VAR e testes de causalidade de Granger usando a linguagem de programação R, investigamos a relação e o motivo por trás da "boca de jacaré".

Como medir a comunicação do Banco Central?

Descubra como o índice ALT transforma a linguagem do Banco Central em dados analisáveis, permitindo investigar como o tom das atas do COPOM varia conforme o cenário macroeconômico e as decisões de política monetária.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.