Palestra na PUC-RS: Como melhorar o ensino de economia no Brasil?

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No próximo dia 05/04, às 18h, na PUC-RS, darei palestra sobre como melhorar o ensino de economia no Brasil. O evento faz parte da programação do Fórum da Liberdade desse ano e foi viabilizado pelo Instituto Millenium. A ideia é discorrer sobre por que os economistas brasileiros não conseguem sair do eterno debate entre ortodoxia vs heterodoxia, o que acaba por imperrar tanto a contribuição à ciência, quanto o próprio debate mais amplo sobre os problemas do país. Com base no trabalho aqui na Análise Macro, nas palestras que proferi em diversas universidades pelo projeto "IMIL na Sala de Aula" e na criação de um grupo de estudos sobre conjuntura econômica, minha leitura é que a causa desse problema é a má formação empírica dos profissionais de economia. Nosso ensino, salvo as exceções de praxe, é excessivamente teórico, o que ajuda na reprodução de hipóteses já amplamente rejeitadas pela evidência empírica disponível. Melhorar o ensino de economia, com efeito, passa por inserir um melhor treinamento em ferramentas que possibilitem compreender o que dizem os dados. Para maiores informações sobre a palestra, consulte aqui. Para maiores detalhes sobre as ideias aqui sintetizadas, ler artigo sobre o tema aqui.

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(**) Caso queira uma palestra da Análise Macro na sua empresa ou universidade, entre em contato pelo e-mail comercial@analisemacro.com.br. Podemos dar palestras sobre Data Science, Linguagens de Programação, Machine Learning e uso do R na análise da conjuntura econômica e na modelagem e previsão de variáveis econômicas. Nossas palestras são pro-bono, cujo objetivo é divulgar ferramentas de fronteira na análise de dados. A empresa/universidade arca apenas com deslocamento/hospedagem. 

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