Palestra na PUC-RS: Como melhorar o ensino de economia no Brasil?

[et_pb_section admin_label="section"][et_pb_row admin_label="row"][et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="justified" text_font_size="18" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

No próximo dia 05/04, às 18h, na PUC-RS, darei palestra sobre como melhorar o ensino de economia no Brasil. O evento faz parte da programação do Fórum da Liberdade desse ano e foi viabilizado pelo Instituto Millenium. A ideia é discorrer sobre por que os economistas brasileiros não conseguem sair do eterno debate entre ortodoxia vs heterodoxia, o que acaba por imperrar tanto a contribuição à ciência, quanto o próprio debate mais amplo sobre os problemas do país. Com base no trabalho aqui na Análise Macro, nas palestras que proferi em diversas universidades pelo projeto "IMIL na Sala de Aula" e na criação de um grupo de estudos sobre conjuntura econômica, minha leitura é que a causa desse problema é a má formação empírica dos profissionais de economia. Nosso ensino, salvo as exceções de praxe, é excessivamente teórico, o que ajuda na reprodução de hipóteses já amplamente rejeitadas pela evidência empírica disponível. Melhorar o ensino de economia, com efeito, passa por inserir um melhor treinamento em ferramentas que possibilitem compreender o que dizem os dados. Para maiores informações sobre a palestra, consulte aqui. Para maiores detalhes sobre as ideias aqui sintetizadas, ler artigo sobre o tema aqui.

_________________________________________________________

(**) Caso queira uma palestra da Análise Macro na sua empresa ou universidade, entre em contato pelo e-mail comercial@analisemacro.com.br. Podemos dar palestras sobre Data Science, Linguagens de Programação, Machine Learning e uso do R na análise da conjuntura econômica e na modelagem e previsão de variáveis econômicas. Nossas palestras são pro-bono, cujo objetivo é divulgar ferramentas de fronteira na análise de dados. A empresa/universidade arca apenas com deslocamento/hospedagem. 

[/et_pb_text][et_pb_image admin_label="Imagem" src="https://analisemacro.com.br/wp-content/uploads/2017/11/cursosaplicados.png" show_in_lightbox="off" url="https://analisemacro.com.br/cursos-de-r/" url_new_window="off" use_overlay="off" animation="off" sticky="off" align="left" force_fullwidth="off" always_center_on_mobile="on" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

 

[/et_pb_image][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Onde encontrar dados e ferramentas para text mining?

A aplicação das técnicas de mineração de texto pode trazer análises quantitativas informativas sobre a emoção, tom, categoria e outros padrões de interesse em documentos textuais. O primeiro passo é identificar, coletar e preparar estes dados brutos. Neste artigo, apresentamos bases de dados públicas de Economia e Finanças que podem ser exploradas, assim como ferramentas de programação úteis.

O que é mineração de textos e sua relação com IA?

Com uma matéria prima em comum, a mineração de textos e a inteligência artificial generativa usam grandes volumes de dados não estruturados para fins distintos e com aplicações em Economia, Finanças, Marketing e outras áreas. Mas quando devemos usar uma técnica e não a outra? O que é possível fazer e o que é mineração de textos? Neste artigo introduzimos estes tópicos e fornecemos alguns exemplos de aplicações.

Avaliando a evolução do Funcionalismo Público nos Estados Brasileiros usando Controle Sintético no R

O objetivo deste exercício é introduzir o uso do método de Controle Sintético na linguagem de programação R, aplicando-o a um exemplo prático relevante para a análise de políticas públicas. Vamos focar na utilização dessa técnica para avaliar o impacto do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) sobre o número de vínculos do poder executivo nos estados brasileiros, com ênfase no caso do Rio de Janeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.