Palestra "Por um Brasil mais livre" na Católica de Brasília

Amanhã, às 19h45, ministrarei a palestra "Por um Brasil mais livre" na Universidade Católica de Brasília. A ideia da palestra, que terá um foco econômico, é antagonizar uma visão liberal de desenvolvimento com outra, baseada no que chamamos de capitalismo de Estado. Mostrarei que economias baseadas em acordos entre empresários e Estado são mais fechadas, menos produtivas e com preços mais altos. De outra forma, economias onde empresas e indivíduos possuem maior grau de liberdade são justamente aquelas onde a alocação de recursos se faz de maneira mais eficiente. A intervenção do Estado na economia, ao estabelecer "campeões nacionais", cria privilégios para alguns em detrimento de "maiorias mudas". Isso gera, na maior parte dos casos, maior concentração de renda e, portanto, maiores problemas sociais. Na atual conjuntura de crise no país, um Brasil mais livre parece um caminho melhor a percorrer... 🙂

liberdade

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Existe correlação entre vagas de emprego e o S&P 500?

O que explica a divergência entre S&P 500 e vagas de emprego? Seria o impacto da IA ou a política monetária? Utilizando um análise dados e modelo VAR e testes de causalidade de Granger usando a linguagem de programação R, investigamos a relação e o motivo por trás da "boca de jacaré".

Como medir a comunicação do Banco Central?

Descubra como o índice ALT transforma a linguagem do Banco Central em dados analisáveis, permitindo investigar como o tom das atas do COPOM varia conforme o cenário macroeconômico e as decisões de política monetária.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.