Perspectivas para a economia brasileira em 2013 e 2014: a decepção venceu a esperança?

apresentaçãoNo próximo dia 27/08, terça-feira, estarei no Correio Popular, de Campinas, a convite do Instituto Millenium para participar novamente do projeto IMIL nas Redações. O tema da apresentação será Perspectivas para a economia brasileira em 2013 e 2014: a decepção venceu a esperança?, onde abordarei o erro de diagnóstico da política econômica em 2011 e as consequências macroeconômicas disso. Enfatizarei quatro questões: o desempenho brasileiro recente tem muito mais a ver com esse erro de diagnóstico do que propriamente com o cenário externo, a relação entre os ciclos monetários e a existência de uma taxa de desemprego muito baixa para os padrões brasileiros, a questão inflacionária e as perspectivas para esse e para o próximo ano. Na minha leitura, conduzir uma política econômica expansionista em meio a uma situação de virtual pleno emprego causou apenas mais inflação e aumento do déficit em conta corrente. Não houve impacto no crescimento porque não havia restrição no lado da demanda, mas sim no lado da oferta. Sustentarei essa tese por meio da análise de indicadores selecionados. Na próxima semana disponibilizo os slides.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar o Google AI Studio e o Gemini?

Na corrida da IA, novas ferramentas e modelos são lançados quase que diariamente. Neste artigo mostramos como o Google tem competido neste mercado através do AI Studio e do Gemini e damos um exemplo de integração em Python.

Analisando a ancoragem das expectativas de inflação no Python

Se expectativas de inflação ancoradas com a meta são importantes para a economia, analisar o grau de ancoragem é imperativo para economistas e analistas de mercado. Neste exercício mostramos uma forma de aplicar esta análise com uma metodologia desenvolvida pelo FMI. Desde a coleta dos dados, passando pelo modelo e pela visualização de dados, mostramos como analisar a política monetária usando o Python.

Como analisar a DRE de empresas de capital aberto usando o Python

Quando analisamos a demonstração de resultados de uma empresa listada na bolsa de valores, frequentemente recorremos a ferramentas convencionais, que embora sejam úteis, muitas vezes carecem de automação. É aqui que entra o Python. Neste post, exploramos o poder do Python para automatizar o processo de coleta, tratamento e análise dos dados da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da Eletrobras, utilizando dados fornecidos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.