Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

Dashboard de Ações

Um Dashboard de ações é útil por proporcionar uma visualização rápida e acessível das informações relevantes de uma ação, escolhida pelo usuário. Com o painel, fica muito mais fácil o monitoramento de métricas importantes e o acompanhamento de seu desempenho.

Para obter o código e o tutorial deste exercício faça parte do Clube AM e receba toda semana os códigos em R/Python, vídeos, tutoriais e suporte completo para dúvidas.

Alunos inscritos no curso de Mercado Financeiro e Gestão de Portfólio com o Python têm a oportunidade de adquirir conhecimento em todas as etapas a seguir, além de obter uma compreensão teórica abrangente das principais ferramentas utilizadas no Mercado Financeiro.

Claro que existem diversas métricas utilizadas para acompanhar a ação, seja indicadores fundamentalista ou técnicos. Há também a possibilidade da criação de métricas quantitativas de risco-retorno, e a escolha fica a critério de cada usuário.

O objetivo aqui será o de mostrar o que podemos alcançar usando as ferramentas Python e Quarto, criando um Dashboard de Ações simples, que identifica o preço, retorno e indicadores técnicos para o acompanhamento da ação (aqui fora utilizado como exemplo o ticker ITSA4.SA).

O código de Python usada permite importar os dados diretamente do Yahoo Finance usando a biblioteca yfinance, calcula as diferentes métricas e cria o gráfico expondo os indicadores técnicos usando a biblioteca cufflinks.

Abaixo, temos uma imagem do Dashboard de exemplo criado.

Um ponto interessante é a possibilidade de usar o GitHub Pages para manter o Dashboard em um Website. O painel de exemplo pode ser acessar através do seguinte link:

https://analisemacro.github.io/dashboard_stock_blog/dashboard.html

Referências

Dashboard baseado no painel Stock Explorer presente na galeria do Quarto.

Quer aprender mais?

Clique aqui para fazer seu cadastro no Boletim AM e baixar o código que produziu este exercício, além de receber novos exercícios com exemplos reais de análise de dados envolvendo as áreas de Data Science, Econometria, Machine Learning, Macroeconomia Aplicada, Finanças Quantitativas e Políticas Públicas diretamente em seu e-mail.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

A Abordagem do Estudo de Eventos usando Python

A maioria das pesquisas em finanças está dedicada a investigar o efeito de um anúncio da companhia ou de um evento, sistêmico ou não, sobre o preço de uma ação. Esses estudos são conhecidos como “estudos de eventos”. Neste contexto, apresentaremos uma breve introdução à metodologia e demonstraremos como aplicá-la por meio de exemplos reais utilizando a linguagem de programação Python.

Como coletar dados do Eurostat usando a API com o Python?

Neste artigo mostramos como pesquisar e como coletar os dados do portal Eurostat através do sistema de API usando a linguagem Python. Este processo permite automatizar rotinas de extração de dados, eliminando trabalho manual e repetitivo de atualização de bases de dados econômicos.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.