Criando um relatório de Análise de Ações no Python

A necessidade de criar relatórios para sumarizar e apresentar dados e análises é rotineira para quem trabalha na área de dados. Também é frequente o uso de ferramentas simples do tipo point & click, como Excel e Word, para produzir relatórios. Algo mais frequente ainda são problemas de reprodutibilidade e automatização que acabam acontecendo com o uso de tais ferramentas.

Neste texto mostramos uma alternativa interessante para usuários de Python. Imagine escrever seu relatório, analisar e apresentar os dados com código de Python usando apenas uma interface, sem copia e cola e sem quebra galhos? A ferramenta Quarto proporciona exatamente isso, permitindo que o usuário desenvolva seu relatório mesclando texto, imagens, tabelas e códigos em um único documento fonte. No final, o usuário pode compilar o documento e gerar um PDF, um HTML, apresentação de slides, etc.

Esse artigo é uma referência ao exercício "Migrando Relatórios Automáticos do Excel para o Python".

A seguir demonstramos o fluxo de trabalho de usar o Quarto para produzir um relatório de exemplo com dados econômicos. Para saber mais veja o curso de Produção de Relatórios Automáticos usando Python.

Ferramentas

Como mencionado, iremos utilizar o software Quarto, que permite criar diversos tipos de documentos. O interessante da ferramenta é a possibilidade integração com as linguagens de programação Python, R, Julia e Observable, bem como a integração com IDEs como Jupyter Notebook, VS Code e Rstudio, facilitando todo o processo de criação dos documentos para o usuário. Neste tutorial abordaremos a criação do documento usando o Python e o VS Code.

Antes de construir a apresentação devemos obter a ferramenta Quarto conforme a IDE utilizada. Você pode realizar o download através do link https://quarto.org/docs/get-started/ e integrar a ferramenta conforme a IDE de interesse em seus respectivos ícones.Para o caso do VS Code que usaremos neste tutorial, o processo pode ser mais simples. Basta buscar o software Quarto na aba de “Extensions” da ferramenta e realizar o download.

Construindo o relatório

Passo 01: criar o arquivo do relatório

Basta abrir o VS Code ou interface de sua preferência e criar um arquivo “.qmd”. Este arquivo se chama Quarto e é a fonte do conteúdo e código que gera o relatório.

Para isso, use a opção “Command Palette” na aba “View” (ctrl + shift + p) e selecione Quarto: New Document.

Passo 02: definir o título e cabeçalho

Utilize os parâmetros de YAML para inserir título, subtítulo, autor, data e muito mais no seu relatório. Como exemplo, vamos criar um relatório de ação da ITSA4 e aqui definimos:

  • Título
  • Subtítulo
  • Nome do autor
  • Data do relatório
  • Linguagem utilizada
  • Formato de saída do relatório
  • Temas padronizados
  • Controle de exibição de códigos

Passo 03: importar os dados

Para importar os dados a serem utilizados no relatório é necessário criar uma célula de código Python e escrever o código adequado de importação de dados, tal como:Ao clicar em “Run Cell” o resultado do código é exibido no próprio VS Code (Python e Quarto devem estar instalados e configurados para isso funcionar).

Passo 04: criar análises dos dados

Em seguida vamos criar algumas análises simples dos dados para colocar neste relatório de exemplo:

  1. Uma gráfico de rentabilidade acumulada;
  2. Uma tabela com a rentabilidade histórica
  3. Índices de Risco-Retorno

A análise criada de exemplo para este exercício pode ser acessada através do arquivo relatorio.qmd, e o usuário poderá replicar os códigos conforme o documento. O leitor poderá obter o código da apresentação/análise acessando o link ao final da página ou sendo membro do Clube AM, nosso repositório com códigos de R e Python, com vídeos explicativos.

Passo 05: compilar o relatório

Uma vez que o relatório está produzido, basta compilá-lo para gerar o arquivo final (HTML ou outro definido no início). Para isso é necessário acessar através do terminal (atalho Ctrl + ') a pasta onde o relatório está localizado e executar o comando de renderização, conforme abaixo:

O nome do arquivo final salvo na mesma pasta é “relatorio.html”, que você pode abrir em qualquer navegador de internet para ver o resultado:

Este relatório é bem simples e básico, serve apenas para demonstrar o fluxo de trabalho com o Quarto + Python. Dá para criar relatórios mais completos, complexos e personalizados. Para saber mais veja o curso de Produção de Relatórios Automáticos usando Python.

Quer aprender mais?

Clique aqui para fazer seu cadastro no Boletim AM e baixar o código que produziu este exercício, além de receber novos exercícios com exemplos reais de análise de dados envolvendo as áreas de Data Science, Econometria, Machine Learning, Macroeconomia Aplicada, Finanças Quantitativas e Políticas Públicas diretamente em seu e-mail.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

A Abordagem do Estudo de Eventos usando Python

A maioria das pesquisas em finanças está dedicada a investigar o efeito de um anúncio da companhia ou de um evento, sistêmico ou não, sobre o preço de uma ação. Esses estudos são conhecidos como “estudos de eventos”. Neste contexto, apresentaremos uma breve introdução à metodologia e demonstraremos como aplicá-la por meio de exemplos reais utilizando a linguagem de programação Python.

Como coletar dados do Eurostat usando a API com o Python?

Neste artigo mostramos como pesquisar e como coletar os dados do portal Eurostat através do sistema de API usando a linguagem Python. Este processo permite automatizar rotinas de extração de dados, eliminando trabalho manual e repetitivo de atualização de bases de dados econômicos.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.