Modelo Multifatores Macroeconômicos

No post de hoje iremos vasculhar os fatores que representam mudanças inesperadas em variáveis macroeconômicas em retornos de ações. A ideia será denotar a mudança inesperada como o resíduo de variáveis macroeconômicas após a remoção de sua dependência dinâmica por meio do uso de um VAR e utilizar uma regressão linear para modelar a relação com o mercado acionário.

Variáveis macroeconômicas contém informações relevantes para a formação do preço de uma ação, entretanto, os preços de ações são comumente sensíveis a novas noticias econômicas, principalmente aquelas não esperadas.

Uma forma interessante de obter essa "informação não esperada" pode ser usando os erros de um VAR para um conjunto de variáveis macroeconômicas estabelecidas. No exercício de hoje, escolhemos: Câmbio real, Embi BR, PIB Mensal, Selic e IPCA para obter as informações não conhecidas, usando o resíduo do modelo. Com a obtenção do resíduo de cada variável, as regredimos e obtemos a relação dessas surpresas em relação aos log retornos de quatro ativos do mercado acionário brasileiro: WEGE3, CMIG4, ITSA4 e BRFS3.

Para entender como foi criado o gráfico e o modelo abaixo, faça parte do Clube AM, o repositório de códigos da Análise Macro, contendo exercícios semanais de R e Python.

No gráfico abaixo, vemos os resultados dos coeficientes estimados de cada fator de supressa macroeconômica para cada surpresa.

_____________________________________

Quer aprender mais?

Seja um aluno da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada e aprenda a criar projetos voltados para a Macroeconomia

Referências

Chen, N. F., Roll, R., & Ross, S. A. (1986). Economic forces and the stock market. Journal of business, 383-403.

Tsay, Ruey S. Analysis of Financial Time Series 3rd Edition (2010)

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise do Censo Demográfico com o R

Como podemos analisar dados do Censo Demográfico para produzir pesquisas e implementar políticas públicas? Mostramos nesta postagem o resultado de uma breve análise dos dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 usando o R.

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.