Curso de Análise de Conjuntura está com inscrições abertas!

Começa no próximo dia 22/04, a Turma de Outono do Curso de Análise de Conjuntura usando o R. Totalmente revisado e reformulado, o curso busca ensinar alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais de mercado a usar o R para coletar e tratar dados macroeconômicos. Com uma proposta única e inovadora no país, o curso utiliza uma das linguagens mais utilizadas em data science para analisar dados de nível de atividade, mercado de trabalho, inflação, mercado de crédito, política fiscal, política monetária, setor externo e economia internacional.

Ao longo das 11 seções do curso, os alunos aprendem a coletar e tratar diversos índices e séries da economia brasileira, como PIB, IBC-Br, PMC, PIM-PF, PNAD Contínua, CAGED, IPCA, taxas de juros, spread bancário, inadimplência, endividamento das famílias, gastos e receitas do governo, endividamento do governo, superávit requerido, formação da taxa básica de juros, taxa de câmbio, operações de swap, dentre outras.

São ensinadas diversas técnicas para coletar os dados de fontes como IBGE, IPEADATA e Banco Central com pacotes como sidraR, ecoseries, BETS rbcb. Ademais, o curso ensina a tratar os dados, construindo variações mensais, interanuais e acumuladas em 12 meses, criar médias móveis, tratar sazonalidade e deflacionar dados nominais. Tudo isso, utilizando o R como linguagem natural.

Veja o conteúdo completo aqui.

Curtiu? Então, garanta já a sua vaga na Turma de Outono aqui!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como medir a comunicação do Banco Central?

Descubra como o índice ALT transforma a linguagem do Banco Central em dados analisáveis, permitindo investigar como o tom das atas do COPOM varia conforme o cenário macroeconômico e as decisões de política monetária.

Análise de Séries Temporais com a Linguagem R: dados ISP-RJ

Neste tutorial, vamos conduzir uma análise diagnóstica completa. Começaremos visualizando a série e sua tendência, depois a decomporemos em seus componentes fundamentais. Em seguida, investigaremos a distribuição estatística dos dados e, por fim, aplicaremos técnicas mais avançadas, como a análise de autocorrelação e testes de estacionariedade, que são pré-requisitos cruciais para a construção de modelos de previsão robustos como o ARIMA.

Análise de dados com a Linguagem R: Segurança no Rio de Janeiro

Neste post, criamos um tutorial prático que guia você através do ciclo completo de análise de dados, desde a coleta e tratamento até a visualização e comunicação de resultados. Utilizando a linguagem R, o ecossistema tidyverse e a ferramenta de publicação Quarto, analisamos a base de dados de criminalidade do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.