Curso de Macroeconometria está com inscrições abertas!

Começa no próximo dia 22/04, a Turma de Outono do Curso de Macroeconometria usando o R. Com uma proposta única no país, o curso utiliza diversas técnicas econométricas para entender o fascinante mundo da macroeconomia. Dividido em três grandes blocos, o curso proporciona ao aluno uma introdução qualificada ao mundo dos modelos macroeconométricos. Na primeira parte, o organismo econômico é desvendado por meio da estimação de Curvas de Phillips, Curva IS, Paridade Descoberta da Taxa de Juros e da Regra de Taylor. No segundo bloco, são construídos modelos para diversas variáveis macroeconômicas. Na última parte, por fim, o tema da causalidade é explorado por meio de testes estatísticos.

Ao longo das 15 seções do curso, os alunos aprendem a utilizar a econometria de forma didática e totalmente aplicada para analisar variáveis macroeconômicas. Para isso, utiliza-se o R como linguagem principal. Para quem não tem conhecimentos da linguagem, um Nivelamento está disponível durante todo o período da turma.

Curtiu? Então, garanta já a sua vaga aqui!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Medindo o Hiato do Produto do Brasil usando Python

Uma medida extremamente importante para a avaliação econômica de um país é o Hiato do Produto. Neste post, realizamos uma comparação das diferentes formas de estimação dessa variável não observável utilizando o Python como ferramenta de análise de dados.

Como analisar a contribuição para a Volatilidade de uma carteira de ações usando Python

A contribuição para a volatilidade fornece uma decomposição ponderada da contribuição de cada elemento do portfólio para o desvio padrão de todo o portfólio. Em termos formais, é definida pelo nome de contribuição marginal, que é basicamente a derivada parcial do desvio padrão do portfólio em relação aos pesos dos ativos. A interpretação da fórmula da contribuição marginal, entretanto, não é tão intuitiva, portanto, é necessário obter medidas que possibilitem analisar os componentes. Veremos portanto como calcular os componentes da contribuição e a porcentagem da contribuição. Vamos criar as respectivas medidas usando a linguagem de programação Python.

Analisando o impacto fiscal de propostas legislativas com IA

Todos os anos milhares de proposições legislativas são geradas na Câmara dos Deputados e Senado Federal, o que dificulta o trabalho de monitoramento feito por economistas, jornalistas e analistas de mercado. No entanto, ao empregar técnicas de engenharia de prompt e IA, podemos analisar estas milhares de proposições em questão de segundos. Neste exercício mostramos o caminho para esta automatização usando o Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.