Curso de Microeconometria abrirá inscrições no próximo dia 23/10

Na próxima quarta-feira, 23/10, abriremos inscrições para o Curso de Microeconometria usando o R. De modo que o professor possa dar a devida atenção aos alunos, só estamos abrindo uma única turma por ano desse Curso. O objetivo do Curso de Microeconometria usando o R é capacitar alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais de mercado em econometria aplicada a microdados. O curso envolve tanto a apresentação teórica de modelos de regressão, quanto a aplicação no R de diversos exemplos associados a dados de corte transversal, séries de tempo e dados em painel. Espera-se que ao final do Curso o aluno tenha facilidade em desenvolver trabalhos empíricos empregando microdados.

O curso se divide em 20 seções. Para começar, os alunos do curso de Microeconometria usando o R terão acesso ao conteúdo integral do Nivelamento em R da Análise Macro, que contém videoaulas, slides e scripts bem didáticos e explicados. Feita a imersão no R, o aluno passa por uma revisão completa do modelo de regressão linear envolvendo diferentes estruturas de dados. Na sequência, são discutidos problemas envolvendo o modelo de regressão linear, como heterocedasticidade, autocorrelação e endogeneidade, bem como as soluções clássicas propostas na literatura. A terceira parte do Curso cobre os mais diversos modelos microeconométricos.

Maiores detalhes, veja aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Coletando dados do Google Trends no R e no Python

Como acompanhar e antecipar tendências de mercado? Independentemente da resposta final, os dados são o meio. Neste artigo, mostramos como obter dados do Google Trends em tempo quase real, utilizando as linguagens de programação R e Python.

Contribuição para a Volatilidade [Python]

A contribuição para a volatilidade fornece uma decomposição ponderada da contribuição de cada elemento do portfólio para o desvio padrão de todo o portfólio. Em termos formais, é definida pelo nome de contribuição marginal, que é basicamente a derivada parcial do desvio padrão do portfólio em relação aos pesos dos ativos. A interpretação da fórmula da contribuição marginal, entretanto, não é tão intuitiva, portanto, é necessário obter medidas que possibilitem analisar os componentes. Veremos portanto como calcular os componentes da contribuição e a porcentagem da contribuição. Vamos criar as respectivas medidas usando a linguagem de programação Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.