No nosso Curso de Introdução à Econometria usando o R, os alunos aprendem a estimar modelos lineares a partir de Mínimos Quadrados Ordinários, tendo uma prática constante com o R. Para ilustrar como aprender econometria é divertido, podemos replicar um exemplo do livro clássico do Wooldridge, de Introdução à Econometria. Escolhemos aqui o exemplo 4.6, que estuda participação em fundos de pensão.
Vamos explicar a taxa de participação de funcionários de empresas em fundos de pensão com um modelo que leva em conta, número de empregados, tamanho da empresa, idade média dos funcionários. O modelo segue a seguinte forma funcional, onde é a taxa de participação,
é o total de empregados da firma,
é a idade do fundo de pensão:
(1)
library(wooldridge) data("k401k") summary(lm(prate ~ mrate + age + totemp, data = k401k))
Reproduzindo o código, o leitor vai poder avaliar a tabela de regressão disponibilizada. Observe que o tamanho da empresa (medido por totemp) é estatisticamente significante. No entanto, o parâmetro estimado é extremamente pequeno: sua magnitude é de aproximadamente . Embora consigamos prover evidências de que é diferente de zero, o parâmetro não é muito relevante.
Quer aprender mais sobre econometria? Conheça nossos Cursos Aplicados de R! Membros do Clube do Código têm acesso aos códigos desse e de outros exercícios do capítulo 4 do Wooldridge. Assine o Clube aqui.