Melhora nas previsões para o crescimento em 2020

O boletim Focus divulgado hoje de manhã pelo Banco Central trouxe um leve deslocamento nos intervalos da projeção para o crescimento da economia brasileira em 2020, refletindo os dados do PIB e da Produção Industrial divulgados na semana passada. A análise desses dados com o R faz parte do nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R. Abaixo, um gráfico com a previsão média e os respectivos limites.

O crescimento máximo foi corrigido de -3,83% para -1,63% e o mínimo de -10,02% para -9,08%. O crescimento médio esperado está em -5,32%.

A incerteza em relação aos números do PIB em 2020 ainda é bastante considerável, mas lentamente há mais revisões positivas do que negativas para o tombo. Contribuiu para isso, os resultados da produção industrial, que avançou fortemente em maio, junho e julho.

______________________

(*) Isso e muito mais você aprende nos nossos Cursos Aplicados de R.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise regional do mercado de trabalho com dados do CAGED usando Python

Os microdados dos CAGED fornecem informações detalhadas a nível de cidade, sexo, raça, nível de instrução, idade, salário e outras sobre os trabalhadores formais do Brasil, possibilitando ricas análises regionais de dados. Neste artigo mostramos como acessar, processar e analisar estes dados utilizando o Python.

Transfer Learning: mostrando porque o Python está na ponta do desenvolvimento

A aprendizagem por transferência (transfer learning) é o reuso de um modelo pré-treinado em um novo problema. Portanto, sua utilização torna-se um avanço enorme para a previsão de diferentes tipos de variáveis, principalmente para aquelas ordenadas no tempo. Mostramos nesta postagem o uso do Transfer Learning com o Python para o caso de Séries Temporais.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.