Deterioração do debate fiscal e seus efeitos sobre as expectativas dos agentes

O debate fiscal se deteriorou nas últimas semanas. A discussão sobre precatórios, bem como a andamento da reforma tributária têm estragado o humor dos agentes de mercado. Esse recrudescimento do ambiente doméstico tem efeitos diretos sobre as expectativas dos agentes. Em particular, houve uma empenada na Curva de Juros.

A Estrutura a Termo da Taxa de Juros (ETTJ), como pode ser visto no gráfico acima, retrata esse comportamento dos agentes. A ETTJ é um dos principais canais de transmissão da política monetária (como aprendemos em nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R).

De certa forma, essa empenada na Curva amplifica o movimento de alta do juro real, empreendido pelo Banco Central a partir das últimas decisões do Comitê de Política Monetária. Como mostra o gráfico acima, o juro real está se aproximando do juro neutro, cujos efeitos se dão, primeiro, sobre o hiato do produto e, posteriormente, sobre a inflação (veja nosso Curso de Macroeconometria usando o R). 

Uma externalidade (ruim) do recrudescimento do ambiente político é o seu efeito sobre as expectativas. A tabela abaixo, construída de forma automatizada com o R a partir do boletim Focus, ilustra (como aprendemos em nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R).

A expectativa para a inflação segue em crescimento, tanto para 2021 quanto para 2022, horizonte agora mais relevante para a política monetária.

Há, também, um início de correção do crescimento do PIB em 2021. O mercado passa, cada vez mais, a corrigir o seu otimismo com o dado do primeiro trimestre e esboça mais pessimismo com a deterioração do debate fiscal.

Dada essa conjuntura, espera-se que o Banco Central siga aumentando a taxa básica de juros, tentando ancorar as expectativas de inflação para o ano que vem.

______________

(*) Os códigos desse Comentário de Conjuntura fazem parte do Monitor de Política Monetária, desenvolvimento dentro do Curso de Análise de Conjuntura usando o R, onde os alunos aprendem também a desenvolver dashboards em shiny como esse aqui.

(**) Membros do Clube AM têm acesso aos códigos desse e de todos os outros Comentários de Conjuntura, além de acessar também nossos demais exercícios.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.