Coleta de dados de mercado de trabalho com o Python

Para realizar uma análise de conjuntura completa, é crucial dominar a habilidade de coletar dados sobre o Mercado de Trabalho. Esse processo pode ser facilitado utilizando o Python, sendo possível importar os dados direto do SIDRA. No post de hoje, mostraremos como é possível realizar essa coleta de forma reprodutível e automática.

Antes de tudo, é necessário escolher as tabelas do SIDRA dos indicadores que se deseja analisar. Aqui buscaremos a tabela 6318, que diz respeito a " Pessoas de 14+ anos (Mil pessoas): ocupados/desocupados na Força de trabalho". Existem diversas outras tabelas interessantes que entregam informações preciosíssimas sobre o Mercado de Trabalho, e que podem ser coletadas utilizando o mesmo método aqui praticado.

Para coletar os dados do SIDRA utilizaremos a biblioteca {sidrapy}, que através dos códigos dos parâmetros oferecidos pela API da plataforma, permite importar os dados para o Python.

Pessoas de 14+ anos (Mil pessoas): ocupados/desocupados na Força de trabalho: "/t/6318/n1/all/v/1641/p/all/c629/all"

Realizamos essa busca na seguinte URL:  https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6318, escolhendo os parâmetros de interesse na plataforma e buscando a API em "Links para Compartilhar" no final da página.

Com isso, construímos o código no Python.

Quer saber mais?

Veja nossos cursos de Macroeconomia através da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Shiny + Agentes de IA: como criar aplicativos web inteligentes

A combinação de interfaces de usuário interativas com o poder dos grandes modelos de linguagem (LLMs) está abrindo um universo de possibilidades. Imagine criar um aplicativo web que não apenas exibe dados, mas também conversa com o usuário, respondendo a perguntas complexas com base em uma base de conhecimento específica. Usando Shiny para Python e ferramentas de IA como as do Google, isso é mais acessível do que nunca.

Criando um Assistente de Pesquisa com LangGraph

O exercício utiliza o LangGraph para criar personas fictícias de analistas econômicos, entrevistá-las com um especialista fictício e, a partir dessas interações, gerar relatórios técnicos usando LLMs, buscas na web e execução paralela.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.