Por que aprender SQL?

O que é SQL?

SQL é o acrônimo para Structured Query Language - Linguagem de Consulta Estruturada - e é utilizada para acessar, manipular e consultar dados de objetos, ou seja, uma linguagem criada para se comunicar com bases de dados. 

Diferente de outras linguagens de propósito geral, como C ou Python, o SQL não pode construir Web Apps e performar diferentes tarefas, entretanto, é extremamente útil para trabalhar com dados em bancos de dados e realizar aplicações de trabalhos para a análise de dados.

Obviamente, nas técnicas e etapas do processo de análise de dados, o SQL se concentra na primeira, de coleta e armazenamento.

Para utilizar o SQL, é necessário que se tenha um banco de dados criado, se não houver, é necessário a criação de um. A questão, é que mesmo com esse ponto, a linguagem pode ser benéfica para uma empresa ou organização.

Benefícios do SQL

O SQL pode ser  útil para uma empresa pelos seguintes motivos:

  1. A maioria dos dados disponíveis podem estar em base de dados, e mesmo que não esteja, carregar dados em um pode ser extremamente benéfico por possuir vantagens de armazenamento e computação, especialmente se comparar com planilhas eletrônicas.
  2. Nos últimos anos, a tecnologia melhorou significativamente, e bancos de dados seguiram o mesmo caminho, portanto, tirando vantagem do acesso e manipulação de grandes volumes de dados de forma extremamente rápida.
  3. SQL é o método padrão para interagir e recuperar dados de bases de dados. Portanto, softwares de planilhas, de visualização de BI, linguagens como R e Python se conectam com base de dados com SQL.
  4. SQL é relativamente fácil de apresentar, com pouca quantidade de sintaxe necessária de se entender. É possível aprender os comandos e estruturas básicas e então praticar com o tempo em uma variedade de conjunto de dados.

SQL - R - Python

SQL é uma linguagem popular para a análise de dados, porém, R e Python são altamente populares e também utilizadas para o mesmo objetivo.

R é uma linguagem criada para estatística e criação de gráficos, enquanto Python é uma linguagem de propósito geral. Ambas são open source, e possuem comunidades desenvolvendo pacotes ou extensões que possibilitam melhorar as análises.

A diferença principal está onde o código “roda”. SQL sempre “roda” no servidor de um banco de dados, ganhando vantagem de todos os recursos computacionais. Diferente do R e do Python, no qual "rodam" localmente na máquina do usuário.

Outra diferença está em como os dados estão armazenados e organizados. Bancos de dados relacionais sempre organizam dados em linhas e colunas em tabelas, então o SQL segue essa estrutura em toda consulta.  R e Python possuem diversas formas de armazenar dados, aumentando a flexibilidade, porém, a um custo de aumento de aprendizado.

Considerações

Apesar dessas diferenças, há pontos a se considerar ao utilizar SQL, R e Python, como por exemplo, se os dados já estão disponíveis em uma base de dados ou se é necessário funções estatísticas sofisticadas para a análise.

De certa forma, a utilização do SQL em linguagens como R e Python podem trazer ganhos enormes para as organizações.

Com os dados em empresas e também no mundo crescendo exponencialmente, é necessário que se tenha profissionais capazes de os utilizarem. Esse é o ponto onde SQL entra como um meio de facilitar o acesso de dados de forma significativa e fornecer insights úteis para os negócios.

____________________________________________________

Quer aprender mais?

Veja nosso curso de SQL para Economia e Finanças, onde ensinamos todo o processo para aqueles que desejam entrar na área. O curso faz parte da trilha Ciência de Dados para Economia e Finanças.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que é Agentic RAG e o que o diferencia de RAG?

Neste post, explicamos o que é o Agentic RAG, como ele se diferencia do RAG tradicional e apresentamos um estudo de caso construído com base nas Atas do COPOM, mostrando passo a passo como criar um agente que busca, avalia, reescreve e responde perguntas sobre política monetária.

Como Criar um Agente de IA Econometrista

Criar um Agente de IA Econometrista envolve construir um sistema autônomo capaz de entender uma solicitação em linguagem natural, buscar dados econômicos, realizar análises e aplicar modelos econométricos para entregar uma resposta completa. A abordagem mais eficaz é estruturar o sistema em múltiplos agentes especializados, cada um com um papel definido, que colaboram para resolver a tarefa. Neste post abordamos o desenvolvimento deste sistema de IA com Python.

Como criar um Agente de IA analista de dados

Agentes de IA podem automatizar a coleta, tratamento e análise de indicadores econômicos, entregando insights prontos para a tomada de decisão. Combinando modelos de linguagem (LLM) avançados com ferramentas de acesso a dados, é possível construir soluções que buscam informações em tempo real e as processam de forma autônoma. Neste post mostramos uma visão geral sobre como isso tudo funciona.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.