Como adicionar Ciência de Dados ao currículo e se tornar um profissional disputado no mercado?

O primeiro passo para aqueles que desejam entrar no mundo dos dados é saber como podem direcionar os conhecimentos que possuem para conseguir o tão esperado emprego.

No currículo, é necessário inserir informações sobre os objetivos de carreira, graduação, habilidades, conquistas e conhecimento técnicos, e que são partes comuns para todas as profissões. Entretanto, alguns pontos devem ser levados em conta ao construir um currículo dedicado para a área de dados e vamos falar sobre isso.

Empresas buscam profissionais com objetivos em mente

As principais habilidades que um cientista de dados deve possuir - conhecimento em programação, estatística/matemática e conhecimento do setor - além dos cargos que uma empresa necessita para um time de dados - Engenheiro de Dados, Analista de Dados, Especialista em Machine Learning e Cientista de Dados - importam no momento de alinhar as expectativas de uma vaga que uma empresa solicita. E uma vez que se tenha entendido essa questão, fica muito mais fácil direcionar o tempo de aprendizado, e também direcionar o conteúdo do currículo, com a finalidade de atingir o objetivo da empresa.

Há diferentes empresas com diversas finalidades, é possível que determinada organização procure cientistas de dados que possuem conhecimento mais generalistas dessas três habilidades ou procure cientistas de dados que possuem conhecimentos mais específicos.

Com essa questão em mente, é sempre importante manter-se alerta para qual o interesse da empresa no profissional de forma que prepare um currículo ideal para isso.

Como evidenciar o seu conhecimento para recrutadores?

Outra questão é a forma de apresentação do conhecimento. Colocar que possui profundo em programação ou construção de modelos de Machine Learning não é o bastante para que um recrutador possa se interessar pelo seu currículo. Antes de tudo, é necessário provar que se possui determinado conhecimento, principalmente se for prático. E uma ótima forma de demonstrar é construindo um portfolio.

Portfólio

A construção de um portfólio é necessário para que se tenha uma forma de demonstrar que já possui a habilidade prática para o recrutador, mas, como construir um portfolio e mostrar para os recrutadores o seu conhecimento?

Dados para aplicações no mundo não faltam, entretanto, muitos podem ficar perdidos em relação a essa etapa. Onde arrumar dados? Como aplicar? Qual o lugar que devo criar os códigos para mostrar ao recrutador?

Para conseguir dados, é possível obter diversos datasets disponíveis na internet, dados públicos e governamentais, dados de pesquisas, dados que empresas disponibilizam. Aqui na Análise Macro, ensinamos os alunos a coletar e tratar dados sobre economia e finanças. Nossos alunos conseguem realizar essa etapa com maestria. 

Através dos dados coletados, não se atenha em aplicar os conhecimentos obtidos nos cursos da Análises Macro e que também podem ter sido aprendidos em livros. É possível que se tenha dificuldades ou incorra em erros, porém, é uma etapa natural e que na medida que se pratica, mais fácil fica.

Github

E como mostrar os códigos? A forma mais comum hoje em dia é criar uma conta na plataforma Github de forma que consiga compartilhar os códigos para os recrutadores. 

O Github é uma plataforma de hospedagem de códigos e arquivos com controles de versão. Não somente é possível compartilhar códigos com diferentes pessoas, mas também trabalhar em um códigos junto com uma equipe, controlando mudanças de qualquer lugar do mundo.

Kaggle

Uma plataforma que merece destaque também é o Kaggle. O Kaggle é uma plataforma que visa criar uma comunidade com a finalidade de criar competições de Ciência de Dados e também oferecer diversos datasets para que qualquer usuário possa aplicar o conhecimento nos dados e compartilhar com a comunidade do site.

Linkedin

Obviamente, o melhor local para chamar a atenção de recrutadores e poder compartilhar os repositórios com os códigos, bem como currículo, é a rede social Linkedin.

Além do compartilhamento de conhecimentos práticos, é interessante também criar resumos de conhecimentos teóricos e compartilhar como forma de mostrar que se possui o domínio na área de estudo.

Considerações

Por fim, uma vez que se tenha: direcionamento de estudos, carreiras e objetivo de qual cargo aplicar; forma de demonstrar o conhecimento que possui, seja prático ou teórico, as possibilidades de um recrutador notar o currículo ficam maiores. 

____________________________________________________

Quer aprender mais?

Veja nosso curso de Fundamentos de Análise de Dados, onde ensinamos todo o processo para aqueles que desejam entrar na área. O curso faz parte da trilha Ciência de Dados para Economia e Finanças.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como Criar um Agente de IA Econometrista

Criar um Agente de IA Econometrista envolve construir um sistema autônomo capaz de entender uma solicitação em linguagem natural, buscar dados econômicos, realizar análises e aplicar modelos econométricos para entregar uma resposta completa. A abordagem mais eficaz é estruturar o sistema em múltiplos agentes especializados, cada um com um papel definido, que colaboram para resolver a tarefa. Neste post abordamos o desenvolvimento deste sistema de IA com Python.

Como criar um Agente de IA analista de dados

Agentes de IA podem automatizar a coleta, tratamento e análise de indicadores econômicos, entregando insights prontos para a tomada de decisão. Combinando modelos de linguagem (LLM) avançados com ferramentas de acesso a dados, é possível construir soluções que buscam informações em tempo real e as processam de forma autônoma. Neste post mostramos uma visão geral sobre como isso tudo funciona.

O que é e como funcionam Sistemas Multi-Agentes

Sistemas multi-agentes (MAS) representam uma nova forma de estruturar aplicações de inteligência artificial, especialmente úteis para lidar com problemas complexos e distribuídos. Em vez de depender de um único agente generalista, esses sistemas são compostos por múltiplos agentes especializados que colaboram, competem ou se coordenam para executar tarefas específicas. Neste post, explicamos o que são os MAS, seus principais componentes (como LLMs, ferramentas e processos) e as arquiteturas mais comuns.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.