A linguagem SQL consiste em um número limitado de instruções que fazem parte de três tipos de categorias de comandos: algumas definem os dados (DDL), algumas manipulam dados (DML) e outras controlam os dados (DCL). Neste post, iremos trabalhar com a instrução SELECT, que é a instrução DML mais comum da linguagem SQL.
A instrução SELECT permite extrair/consultar colunas de tabelas e exibe o resultado no painel do editor. Vamos escrever o primeiro comando SQL com o SELECT a partir do banco de dados rexon_metals (clique neste link para realizar o download dos dados). Escrevemos a query no editor SQL do SQLitestudio. Para abrir a query, é só clicar em Tools -> Open SQL editor . Para executar o comando, clicamos no botão play azul ou apertamos o botão F9 para executar.
SELECT
Primeiro, digitamos o comando SELECT, criamos um espaço na linha, e escrevemos qual a coluna (digitando o nome) queremos extrair da tabela, entretanto, neste código acima, foi escrito *, que é a mesma coisa de extrair todas as colunas existentes da tabela.
E de qual tabela? Referenciamos FROM como se fosse “de onde”, e digitamos o nome da tabela da qual queremos extrair a coluna.
Podemos realizar um outro teste: agora consultamos apenas a coluna NAME, ao invés de todas as colunas da tabela.
Mas, e se quisermos escolher mais de uma coluna e não todas? O código será representado da seguinte forma:
Onde cada coluna é separada por vírgulas. No caso, não é necessário as colunas estarem em uma linha diferente, entretanto, essa forma de expor o código ajuda a legibilidade e a leitura.
Também é possível criar cálculos a partir das colunas existentes, bem como alterar os seus nomes:
Acima, alteramos o valor da coluna PRICE através da multiplicação por meio do operador * e um valor numérico.
*lembre-se, estamos lidando com valores numéricos que decimais são representados por . (ponto) e não , (virgula)
O nome da nova coluna alteramos por meio da instrução AS (alias) seguido pelo novo nome. Não é necessário um cálculo para alterar o nome da nova coluna.
Os valores criados e os nomes alterados estarão disponíveis somente na nossa query, e não será alterado nada da tabela!
Funções
Além das instruções do SQL, é possível a utilização de funções para auxiliar no processo de manipulação.
A função round() permite que os valores da coluna TAXED_PRICE sejam arredondados.
Operadores Matemáticos
Concatenação de Texto
As operações não precisam ser feitas somente com números. É possível realizar também com textos, por exemplo, para concatenar mais de dois tipos de dados juntos, utiliza-se o operador ||. É bom salientar que muitos sofwares de SGBD utilizam esse operador, entretanto, alguns outros utilizam a função concat().
____________________________________________________
Quer aprender mais?
Veja nosso curso de SQL para Economia e Finanças, onde ensinamos todo o processo para aqueles que desejam entrar na área. O curso faz parte da trilha Ciência de Dados para Economia e Finanças.
____________________________________________________
Referências
Nield, Thomas. Getting Started with SQL: A Hands-On Approach for Beginners. O'Reilly Media, Inc., 2016.