"O voto dos economistas"

universidades
Fonte: retirado do jornal Valor Econômico.

O jornal Valor Econômico publicou hoje levantamento sobre o voto dos economistas nesse domingo. Agrupou, inclusive, por departamentos de economia. Sobre os resultados compilados ao lado: "A Unicamp é a única das universidades onde a presidente aparece com 100% das intenções de voto". Na UFRJ, Aécio vence com 50% a 41,7%. No geral, Aécio vence com 65,5% dos votos. A matéria está bem legal, com comentários de professores sobre os resultados, bem como uma análise sobre a divisão de trabalho dos economistas entre ortodoxia e heterodoxia. Bom, acho que isso deixa poucas dúvidas sobre qual política econômica devemos esperar no caso de reeleição, não? A matéria aqui. 🙂

Update: a matéria faz questão de ressaltar - e a própria tabela acima também - que o levantamento não reflete de forma exata o perfil dessas universidades, dado que não foram ouvidos todos os seus professores. É apenas uma enquete sem maiores preocupações metodológicas. Em particular, o que mais gostei foram os comentários dos professores: eles revelam mais do que o levantamento em si... 🙂

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como analisar a relação de risco-retorno de ações?

O que é retorno? O que é o risco? Como exatamente os definimos e como podemos avaliar os ativos com base nessas medidas? Neste artigo, apresentamos uma introdução concisa à análise e gestão de ativos financeiros, destacando a eficácia do Python na coleta, tratamento e análise de dados financeiros. Exploraremos como utilizar a linguagem para avaliar o risco-retorno de ações.

Retropolando a série do desemprego no Brasil

Nosso objetivo neste exercício será estender a taxa de desemprego fornecida pela Pesquisa de Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) através daquela fornecida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Serão construídas duas séries: uma normal, outra dessazonalizada. Faremos todo o exercício utilizando o Python.

Variáveis Instrumentais no R: qual o impacto do gasto de segurança no crime?

Diversos métodos econométricos têm como principal finalidade melhorar o processo de investigar o efeito de uma variável sobre a outra, e um importante método encontra-se no uso de Variáveis Instrumentais na análise de regressão linear. Mas como podemos utilizar essa ferramenta para auxiliar no estudo da avaliação de impacto?

Neste post, oferecemos uma breve introdução a esse importante método da área de inferência causal, acompanhado de um estudo de caso para uma compreensão mais aprofundada de sua aplicação. Os resultados foram obtidos por meio da implementação em R, como parte integrante do nosso curso sobre Avaliação de Políticas Públicas utilizando esta linguagem de programação.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.