Análise da violência no Rio com o R

O Instituto de Segurança Pública (ISP) disponibiliza uma série de dados relacionados à violência no Rio de Janeiro. Nesse post, mostro como coletar e visualizar alguns desses dados com o R. A seguir, baixamos os dados mensais referentes à várias métricas de violência no Estado.


#####################################################
##### Segurança Pública no Rio de Janeiro ###########
#####################################################

library(readr)
library(lubridate)
library(magrittr)
library(dplyr)
library(ggplot2)
library(scales)
library(BMR)

url = 'http://www.ispdados.rj.gov.br/Arquivos/DOMensalEstadoDesde1991.csv'
download.file(url, destfile='basededados.csv', mode='wb')
data = read_csv2('basededados.csv') %>%
mutate(date = make_datetime(vano, mes))

Uma vez que baixamos e lemos os dados do ISP, nós também criamos um vetor de datas a partir do próprio dataset. A seguir, visualizamos alguns dados referentes a homicídios e outros crimes relacionados.

A seguir, visualizamos crimes associados a roubos.

Por fim, visualizamos os homicídios associados a intervenções policiais.

Como mostra o bloxplot abaixo, os dados de homicídios por intervenção policial na ponta estão bem acima da mediana histórica. É realmente um número preocupante.

____________________________

Aprenda a fazer isso e muito mais com o R com o nosso Curso de Introdução ao R para Análise de Dados.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Estamos em pleno emprego no mercado de trabalho?

Este artigo investiga se o mercado de trabalho brasileiro atingiu o nível de pleno emprego, utilizando uma estimativa da NAIRU (Non-Accelerating Inflation Rate of Unemployment) baseada na metodologia de Ball e Mankiw (1997). Através de uma modelagem em Python que unifica dados históricos da PME e PNAD Contínua com as expectativas do Boletim Focus, comparamos a taxa de desocupação corrente com a taxa neutra estrutural. A análise visual e quantitativa sugere o fechamento do hiato de desemprego, sinalizando potenciais pressões inflacionárias. O texto detalha o tratamento de dados, a aplicação do Filtro Hodrick-Prescott e discute as vantagens e limitações da metodologia econométrica adotada.

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.