Beta dinâmico usando GARCH no R

O Beta de mercado é um indicador que relaciona o risco de uma ação com o risco de mercado. O interessante, é a possibilidade de utilizar o GARCH como medida de volatilidade da ação com o objetivo de estimar o coeficiente. No post de hoje iremos ver como obtê-lo usando o R.

O Beta de mercado, também chamado de coeficiente beta,  pode ser obtido através da seguinte equação:

     $$ r_{it} - Rf_{t} = \beta (Rm_{t} - Rf_{t})$$

Em que  r_{it} é o retorno do ativo i, Rf_{t} é o retorno da taxa de juros livre de risco e Rm_{t}, o retorno do índice de mercado, representando o risco sistemático. Através da equação, é possível obter o coeficiente beta, por meio da seguinte fórmula: \beta = \frac{Cov(r_{t}, r_{m,t})}{Var(r_{m,t})}.

Considerando o GARCH, podemos obter a covariância e a variância a partir da teoria estatística. Temos que:

Var(xt + yt) = Var(xt) + 2Cov(xt,yt) + Var(yt)

Var(xt - yt) = Var(xt) - 2Cov(xt,yt) + Var(yt)

Sendo assim, temos que

Cov(xt, yt) = Var(xt+yt) - Var(xt-yt) / 4

Portanto, é possível obter o Beta de mercado variante no tempo usando o GARCH. Vamos utilizar com ferramenta o R para estimar o Beta entre a ITUB4 e Ibovespa no período de 2017 a 2022. Os dados são diários.

Para obter o código de importação do dataset, da construção dos gráficos e também dos códigos subsequentes, faça parte do Clube AM, o repositório especial da Análise Macro.

________________________________________________

Quer se aprofundar no assunto?

Alunos da trilha de Ciência de dados para Economia e Finanças podem aprender a como construir projetos que envolvem dados reais usando modelos econométricos e de Machine Learning com o R.

Referências

TSAY, Ruey S. An introduction to analysis of financial data with R. John Wiley & Sons, 2014.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Estimando a volatilidade da taxa de câmbio

O que é Volatilidade? Como podemos calcular essa métrica? Este artigo apresenta uma breve introdução à volatilidade, descreve como podemos calcular a volatilidade utilizando Modelos de Volatilidade Condicional e demonstra a aplicação prática dessa abordagem para estimar a volatilidade da taxa de câmbio BRL/USD por meio da linguagem de programação Python.

Como analisar o Núcleo de Inflação no Brasil usando Python?

O Python se destaca como uma ferramenta robusta para análise de dados, permitindo a aplicação de uma ampla gama de técnicas em dados econômico-financeiros. Neste exercício, destacamos como a linguagem oferece uma facilidade muito grande na coleta de dados dos núcleos do IPCA diretamente do site do Banco Central, na manipulação eficiente desses dados e na construção de gráficos que facilitam a compreensão dos indicadores.

Propensity Score com Múltiplas Variáveis no R

O escore de propensão é provavelmente a maneira mais comum de agregar múltiplas variáveis de correspondência em um único valor que pode ser correspondido, ou seja, muito útil para a realização de pareamento.

O escore de propensão é a probabilidade estimada de que uma determinada observação teria sido tratada. A correspondência de escore de propensão muitas vezes significa selecionar um conjunto de observações de controle correspondidas com valores semelhantes do escore de propensão.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.