Covid-19: e se deixássemos a doença tomar o seu curso?

Na terça-feira, publiquei o nosso comentário de conjuntura semanal com um modelo SIR ajustado aos dados do Brasil. Para quem quiser replicar, todos os códigos de R foram disponibilizados, de modo que o post é totalmente reprodutível. Já aqui, quero apresentar as curvas geradas pelo modelo, considerando um horizonte de 90 dias.

O modelo divide a população em compartimentos, como ilustra a figura a seguir.

As pessoas são suscetíveis à doença, depois infectadas e, por fim, recuperadas. Ao deixar a doença tomar seu curso, sem fazer nada a respeito, o total de infectados atingiria seu pico no início de maio, se reduzindo ao longo das semanas seguintes. O número do pico fica pouco abaixo de 24 milhões de pessoas, com todas as consequências conhecidas sobre o sistema de saúde.

Como o país está tomando medidas de distanciamento social, o pico de infectados deve ocorrer antes disso, em meados de abril e com um número menor.

(*) Aprenda a rodar modelos como esse ao aprender R em nossos Cursos Aplicados de R.

___________


Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como automatizar o tratamento de dados feito no Excel usando o Python?

Segundo a pesquisa “State of Data Science”, profissionais de dados gastam 3 horas/dia (38% do tempo) apenas preparando os dados, antes mesmo de analisá-los. Neste artigo advogamos que este gasto de tempo pode ser drasticamente reduzido ao utilizar ferramentas open source, como Pandas e Python, para automatizar tarefas repetitivas que costumam ser feitas em Excel.

A gramática dos gráficos: como deixar de criar gráficos no Excel e usar o plotnine no Python

A etapa de visualização de dados refere-se a uma parte fundamental da análise de dados, pois permite não somente compreender os dados que estamos analisando, mas como também é uma ferramenta útil para explanar os resultados encontrados. Mas qual a forma mais fácil de construir um gráfico, como podemos melhorar a produtividade nesta tarefa? É onde podemos aplicar a gramática dos gráficos e construir com a biblioteca plotnine no Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.