Taxas de Juros negativas?

Lembra aquela sua aula de teoria monetária em que o seu professor lhe disse que taxas de juros nominais não podem ser negativas? Pois é: sempre é bom olhar para a realidade vez ou outra. A taxa de juros que bancos comerciais recebem para manter fundos junto ao Banco Central Europeu foi alterada para -0,1%. Isso mesmo: negativa. Quer dizer que se os bancos insistirem em manter seus recursos no BCE - não emprestando a consumidores e empresários - receberão menos dinheiro do que lá depositaram. A ideia não é nova, posto que já foi aplicada em países nórdicos há algum tempo, mas replicar isso para os integrantes do euro me parece ser bastante ousado. A acompanhar os efeitos... 🙂

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

DeepSeek: como usar a IA chinesa no Python

Na corrida da IA, novas ferramentas e modelos são lançados quase que diariamente. Neste artigo mostramos como a empresa chinesa DeepSeek tem competido neste mercado através do modelo R1 e damos um exemplo de utilização em Python.

Como incorporar mudanças climáticas na previsão da inflação?

Será que o El Niño impacta o preço do feijão com arroz no prato dos brasileiros? Para responder esta pergunta estimamos um modelo VAR(p) utilizando dados do Oceanic Niño Index (ONI), investigamos a decomposição histórica dos choques estruturais e incorporamos o indicador de impacto climático nas previsões da inflação.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.