Taxas de Juros negativas?

Lembra aquela sua aula de teoria monetária em que o seu professor lhe disse que taxas de juros nominais não podem ser negativas? Pois é: sempre é bom olhar para a realidade vez ou outra. A taxa de juros que bancos comerciais recebem para manter fundos junto ao Banco Central Europeu foi alterada para -0,1%. Isso mesmo: negativa. Quer dizer que se os bancos insistirem em manter seus recursos no BCE - não emprestando a consumidores e empresários - receberão menos dinheiro do que lá depositaram. A ideia não é nova, posto que já foi aplicada em países nórdicos há algum tempo, mas replicar isso para os integrantes do euro me parece ser bastante ousado. A acompanhar os efeitos... 🙂

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise do Payroll norte-americano com Python

O Payroll norte-americano é o termômetro da economia global. No post de hoje, mostro como analisar esse indicador usando Python e as bibliotecas Pandas e Plotnine. Saia do básico e aprenda a visualizar a geração de empregos nos EUA de forma profissional.

O papel da credibilidade do Banco Central na desinflação da economia

O objetivo deste trabalho é mensurar a credibilidade da política monetária brasileira através de diferentes métricas e verificar empiricamente se uma maior credibilidade contribui para a redução da inflação. Realizamos a modelagem econométrica usando o pacote {systemfit} disponível na linguagem. Ao fim, criamos um relatório reprodutível com a combinação Quarto + R.

Análise de Criptomoedas com Python

Aprenda a estruturar um pipeline de dados financeiros com Python. Ensinamos a construção de um dashboard automatizado para coleta, tratamento e visualização de criptomoedas via API.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.