Taxas de Juros negativas?

Lembra aquela sua aula de teoria monetária em que o seu professor lhe disse que taxas de juros nominais não podem ser negativas? Pois é: sempre é bom olhar para a realidade vez ou outra. A taxa de juros que bancos comerciais recebem para manter fundos junto ao Banco Central Europeu foi alterada para -0,1%. Isso mesmo: negativa. Quer dizer que se os bancos insistirem em manter seus recursos no BCE - não emprestando a consumidores e empresários - receberão menos dinheiro do que lá depositaram. A ideia não é nova, posto que já foi aplicada em países nórdicos há algum tempo, mas replicar isso para os integrantes do euro me parece ser bastante ousado. A acompanhar os efeitos... 🙂

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando um Assistente de Pesquisa com LangGraph

O exercício utiliza o LangGraph para criar personas fictícias de analistas econômicos, entrevistá-las com um especialista fictício e, a partir dessas interações, gerar relatórios técnicos usando LLMs, buscas na web e execução paralela.

Como criar um Agente de IA visualizador de dados

A criação de agentes de Inteligência Artificial (IA) capazes de transformar dados brutos em visualizações claras e informativas está se tornando cada vez mais acessível. Esses agentes podem automatizar tarefas complexas, desde a coleta de dados de diversas fontes até a geração de gráficos e tabelas, permitindo que os usuários foquem na análise e na tomada de decisões. Este post explora o processo de construção de um agente de IA para visualização de dados, destacando as ferramentas e os conceitos fundamentais envolvidos.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.