Como coletar dados do Boletim Focus com o Python

O Boletim Focus é uma pesquisa realizada pelo Banco Central do Brasil, que divulga semanalmente as projeções de diversos indicadores macroeconômicos do país. A pesquisa é extremamente útil para entender a conjuntura econômica do país. Para coletar os dados do relatório, podemos utilizar a biblioteca {python-bcb}, que realiza a conexão com a API do Banco Central e permite realizar a importação dos dados direto para o Python.

Para utilizar o {python-bcb} é extremamente simples. Primeiro devemos carregar o módulo Expectativas e utilizar suas funções e métodos para realizar a importação.

Utilizamos a função Expectativas() para instanciar com as informações da pesquisa. Salvamos em objeto com o nome "em" para utilizar o método describe() de forma a obtermos as pesquisas disponíveis e conectar com a que desejamos. No caso, queremos obter informações das Expectativas Anuais.

Com as informações conhecidas sobre o data frame a ser importado, utilizamos o método get_endpoint() para conectar com a API do Banco Central e executar a consulta com .query()

Em conjunto com query(), utilizamos os métodos do pandas de forma a obter os dados já tratados, com os dados da expectativas do IPCA do ano referente a 2023, coletados em 2022.

Por fim, obtemos o data frame com a Media e a Mediana das projeções divulgadas pelo Boletim Focus nas semanas ao longo de 2022. Abaixo, criamos o gráfico para representar a evolução do indicador.

________________________________________

Quer saber mais?

Participe do lançamento do nosso Curso de Análise de Conjuntura usando R e Python.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.