Expectativas de inflação mantém trajetória de alta

As expectativas divulgadas pelo boletim FOCUS de hoje mantém as trajetórias vistas até então todas as variáveis, resultado de uma semana sem grandes choques na economia. A mediana do IPCA subiu de 4.71% para 4.81%, com desvio-padrão de 0.3%, enquanto que a mediana do PIB caiu de 3.22% para 3.18%, com desvio-padrão de 0.41%. É importante notar que, enquanto o comportamento de alta da inflação já está estabelecido - é a 12ª semana seguida de correção para cima -, as perspectivas ruins para o produto não eram consenso no começo do ano, mas estão se espalhando, dado que essa é a 4ª semana de queda nas expectativas.

Ademais, as expectativas do IGP-M subiram de 11.89% para 12.20%, com a mesma sequência de aumentos do IPCA. Contrariando a sequência do PIB, a produção industrial está na sua 4ª semana de revisões positivas, indo de 5.1% para 5.24%.

O código de R desse artigo está disponível para os membros do novo Clube AM. Para saber mais, clique aqui.

____________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando um dashboard das previsões do Relatório Focus

O Relatório Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central, reúne as expectativas do mercado para variáveis-chave da economia brasileira, como inflação, câmbio, PIB e Selic. Neste projeto, transformamos esses dados em um dashboard interativo para acompanhar a acurácia das previsões ao longo do tempo.

Como usar Modelos de Linguagem no R com o pacote {elmer}

Na análise de dados contemporânea, o uso de Modelos de Linguagem (LLMs) vem se consolidando como uma ferramenta poderosa para automatizar e aprimorar tarefas analíticas. Ao integrarmos LLMs a pacotes como o ellmer, podemos ampliar nossas capacidades de extração, interpretação e automação de dados no ambiente R. Neste post, exploramos o papel desses modelos e detalhamos como o ellmer opera dentro do universo da linguagem de programação R.

Introdução ao AutoGen: Agentes Inteligentes na Análise Financeira

O AutoGen é um framework da Microsoft que permite criar agentes de IA colaborativos. Na área financeira, pode automatizar a coleta de dados, cálculos de indicadores e geração de relatórios. Este artigo apresenta os conceitos básicos e um exemplo aplicado a ações de empresas.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.